Ícone buscar Ícone abrir menu

jornalismo independente

Economia

emprego e tecnologia

“No setor tecnológico, falta mão de obra no Brasil inteiro”, diz especialista

Santa Catarina e Recife somam mais de 3 mil vagas em aberto à espera de profissionais qualificados

por Liliane Machado em 03/04/21 12:22

As vagas de emprego nas empresas de tecnologia brasileiras estão em constante crescimento. O Brasil tem cerca de 70 mil vagas abertas, no entanto, forma ainda cerca de 30 mil pessoas por ano na área de tecnologia.

O Porto Digital em Recife tem 1.500 vagas abertas e falta mão de obra. No Sul do país a situação se repete, Santa Catarina se tornou polo tecnológico e cidades como Blumenau, Joinville e a capital Florianópolis somam milhares de vagas. Somente em Blumenau, são mais de 2 mil vagas a espera de candidatos qualificados.

Sobram vagas, faltam profissionais e mulheres: desigualdades no setor de tecnologia no Brasil
Apesar da oferta de vagas, setor de tecnologia vive dificuldade para preenchê-las.
(Foto: Annie Spratt/ Unsplash)

Pierre Lucena, presidente do Porto Digital do Recife, explica que um novo programa da entidade tem atraído jovens com interesse em tecnologia. A entidade começou a investir na profissionalização para jovens de escolas pública com boas notas no Enem.

“Os jovens que, por exemplo, tiraram 730 pontos no Enem e não conseguiram passar pois o ponto de corte é 760 pontos terão a oportunidade de fazer um curso noturno de sistemas, em cursos que tem parceria com o Porto Digital”, afirmou

Ainda sobre a formação de jovens talentos, o presidente da entidade afirma que o plano é dobrar a capacidade de formação. “Vamos colocar 500 jovens a mais por ano nessse programa, o que em 10 anos representa mais 5 mil profissionais formados para trabalhar dentro do Porto Digital”, acrescentou.

Santa Catarina se tornou nos últimos anos uma potência e é um estado considerado polo tecnológico nacional. Programas e formações não faltam na região, em Blumenau os programas contam com cursos de idiomas como inglês e alemão.

“É um programa municipal com parceria do governo do estado e empresas da região. Foi uma forma que a cidade encontrou para suprir e minimizar o problema da falta de mão de obra.”, revela Charles Schwanke, Diretor de Desenvolvimento Econômico e Inovação da Prefeitura de Blumenau.

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR