Aprovação de Lula cresce em diversos segmentos em meio ao embate com Trump Foto: Ricardo Stuckert / PR

Aprovação de Lula cresce em diversos segmentos em meio ao embate com Trump

Petista é bem avaliado na pesquisa mais recente da Quaest e população avalia briga com americano e baixa dos preços como positivos ao atual presidente

Nesta quarta-feira (20), a Quaest divulgou uma nova pesquisa que mostra crescimento da aprovação do presidente Lula (PT) em comparação à desaprovação, especialmente entre pessoas que ganham até dois salários mínimos, católicos e aqueles com mais de 60 anos. Outro fator favorável ao petista é a retomada de uma boa aceitação no Nordeste, região em que sempre teve força desde o primeiro mandato.

Segundo o diretor da Quaest, Felipe Nunes, Lula alcançou a melhor avaliação desde janeiro. Diversos fatores explicam essa melhora, entre eles a queda da inflação dos alimentos e a reação do presidente ao tarifaço de Donald Trump, nos Estados Unidos. A pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 17 de agosto, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%. Ao todo, foram realizadas 12.150 entrevistas.

Entre as pessoas com mais de 60 anos, Lula voltou a ter mais aprovação do que reprovação: 55% o aprovam (eram 48% em julho), enquanto 42% o desaprovam (eram 46%). No Nordeste, o presidente oscilou sete pontos para cima e atingiu 60% de aprovação (eram 53% em julho). A desaprovação caiu de 44% para 37%.

No geral, o governo atingiu 51% de aprovação ampla. A aprovação da gestão do presidente oscilou três pontos para cima e chegou a 46%, com margem de erro de dois pontos percentuais.

A Ativaweb já havia identificado cenários semelhantes aos apresentados na pesquisa desta quarta-feira (20). No texto entregue ao MyNews, a empresa aponta que o embate entre Lula e Trump foi essencial para o crescimento do petista nas pesquisas.

“Brasília, 20 de agosto de 2025 — A mais recente pesquisa Genial/Quaest confirmou um movimento que já vinha sendo registrado no ambiente digital. O levantamento mostrou que a desaprovação do presidente Lula caiu de 57% para 53%, enquanto sua aprovação subiu de 40% para 43% entre maio e julho.

No sábado, 15 de agosto, a Ativaweb divulgou análise de comportamento digital que apontou um crescimento de 2,5 milhões de seguidores nos perfis oficiais de Lula entre dezembro de 2024 e agosto de 2025, alcançando 34,5 milhões de seguidores. O avanço, impulsionado por Instagram e TikTok, ficou conhecido como “Efeito Trump” — reação direta à decisão do presidente norte-americano de impor tarifas ao Brasil, o que fortaleceu a narrativa de soberania e defesa nacional e gerou uma onda de engajamento positivo em torno de Lula

Embora a disputa digital com o deputado Hugo Motta tenha gerado repercussão pontual no debate político, foi a crise com Donald Trump que se consolidou como o grande marco de virada no desempenho digital do presidente, antecipando a melhora agora confirmada nas pesquisas presenciais”, destaca o estudo

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Relacionados