Ícone buscar Ícone abrir menu

jornalismo independente

Brasil

BRASIL

Morre o historiador José Murilo de Carvalho aos 83 anos

Um dos mais reconhecidos intelectuais brasileiros, ocupava a cadeira número 5 da Academia Brasileira de Letras desde 2004

por Mara Luquet em 13/08/23 11:58

Foto: reprodução/universidade de Coimbra

Morreu o historiador, cientista político e imortal da Academia Brasileira de Letras José Murilo de Carvalho. Um dos mais reconhecidos intelectuais brasileiros, ele era um estudioso dos militares na política, do Império e construção do Estado brasileiro.

Numa entrevista ao canal MyNews ainda durante o governo Bolsonaro, José Murilo de Carvalho falou sobre sua preocupação em relação a forte desigualdade brasileira e da eleição do ex-presidente.
“O problema maior do que Bolsonaro é o fato dele ter sido eleito. Isto é o que me deixa intrigado. O fato de que uma pessoa dessa tenha sido eleito com o voto de milhões de pessoas isso realmente me intriga”, disse José Murilo de Carvalho numa entrevista que você pode acessar na íntegra aqui:

Para ele, a eleição de Bolsonaro é consequência dos baixos índices de escolaridade do País e a desigualdade. “O voto do pobre é sempre muito racional, ele está preocupado em colocar comida na mesa, então é um círculo vicioso”, disse.

Na entrevista Murilo de Carvalho fez uma análise da desigualdade brasileira e diz que ela coloca em risco a República. “O País está se transformando num país inviável, um país que tenha um nível de vida razoável para toda população, um nível de renda média”, disse ele.

Ele acreditava que na sucessão de Fernando Henrique para Lula o país teria rompido esse círculo vicioso e estaria caminhando para fazer políticas sociais dentro da democracia, dentro da liberdade. “Antes toda a política social foi da ditadura de Vargas e parte delas também dos militares, e com Lula e FHC estavamos fazendo política social dentro de um regime de liberdade democrática”.

Murilo de Carvalho mostrou-se preocupadíssimo em como o País irá incorporar à sociedade esses milhões que recebem auxílio. “Incorporar esses milhões de brasileiros que sifgnificam um quarto da população. Simplesmente distribuindo bolsa me parece inviável. Estou pensando em daqui trinta anos como será esse país. Tenho dúvidas de que realmente consigamos incorporar essas massas da população”.

Ele chamou atenção para as políticas públicas em relação à distribuição de renda que são sempre de natureza clientelista e não promovem redistribuição de renda. “O Estado distribui a renda, mas não tira o dinheiro dos mais ricos para os mais pobres que para mim é uma definição de uma política de esquerda e não simplesmente distribuir, que é uma coisa paternalista. Mas ninguém consegue passar leis que façam que a distribuição de renda seja maior. Isso tem a ver com impostos”.

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR