ROÇA NOVA
Hoje falaremos de Corta Quebranto, álbum independente da banda mineira Roça Nova, formada por Bernardo Leitão (percussão), Hector Eiterer (baixo), João Manga (bateria), Marco Maia (guitarra), Pedro Tasca (voz e violão), Tiago Croce (viola caipira e rabeca) e Thalles Oliveira (percussão). O disco conta com 12 faixas que apresentam composições e arranjos desenvolvidos em conjunto pelos integrantes.
Para executá-las, os músicos combinam instrumentos tradicionais, como viola caipira, rabeca e berrante de chifre, com bateria, guitarra e baixo. A mistura de gêneros engloba congado, folia de reis, baião, salsa, ijexá, coco e funk. O álbum ainda traz participações especiais da Banda de Pau e Corda e do cantor André Prando.
LEIA TAMBÉM: Pri Helena, a Zezé de Ainda Estou Aqui, fala sobre expectativa do Oscar e sua carreira
Quebra-Coco: O Impacto Inicial
O primeiro impacto vem com Quebra-Coco (João Manga), um maracatu arretado conduzido pela caixa e reforçado por viola caipira e baixo. A bateria de João Manga logo pesa a mão, evocando referências como Nação Zumbi e Chico Science. A faixa, cantada pelo autor, traz uma letra enérgica e intensa.
Outra faixa de destaque é Montaña (Pedro Tasca), que surpreende ao transitar por uma concepção inicial nordestina e evoluir para uma salsa que exalta a urgência da unidade latino-americana. Com uma letra revolucionária em espanhol e português, a canção apresenta harmonia e melodias cheias de groove, agitadas pelas guitarras.
Os versos cantados por João Manga provocam uma reflexão aguda:
“Palabra viva (montaña) / Te quiero como eres / Hermosa herída (montaña) / Un río que fluye (…) / Lo que olvidamos por el oro / Lo que te haría rico (…) Hasta que nuestras canciones / Y nuestras revoluciones / Se unan como sus aguas / Un río que fluye”.
Corta Quebranto evidencia o amadurecimento criativo da Roça Nova. Com uma formação instrumental diversificada, a banda demonstra um anseio por inovação, livre de preocupações mercadológicas ou concessões musicais. Essa postura permite que a música floresça de forma desabrida, mantendo a autenticidade.
Ouça o álbum:
https://open.spotify.com/intl-pt/album/2UV6shp5GH24eKhjbZnPqo?si=s3WAl81FSU6yDb6pSIrSzQ