Brasil

Aviação ilegal

Aumento do ouro leva a um novo boom de garimpo na Amazônia

Greenpeace diz que reportagem do Intercept sobre pistas pouso na região mostra o tamanho da ilegalidade da mineração

por da Redação em 03/08/22 17:06

Desastre em Brumadinho, decorrente do estouro de barragem da mineradora Vale. Foto: Felipe Werneck (Ibama).

O Intercept Brasil denunciou as pistas de pouso ilegal na Amazônia. São 362 pistas de pouso e decolagem clandestinas e em volta das pistas têm rastros de desmatamentos e indícios de mineração do ouro.

Rômulo Batista, porta-voz  do Greenpeace Brasil, já sobrevoou a região muitas vezes num trabalho de monitoramento de desmatamento, queimadas e garimpo ilegal na Amazônia.  Ele disse que a matéria do Intercept mostra o tamanho da ilegalidade nessa questão de pistas de pousos. “É impressionante quando você vê no meio da floresta o desmatamento e quando se aproxima vê também as pistas de pouso”, diz.

Ele conta que sobrevoou na semana passada a região do Sul do Amazonas e flagrou um desmatamento de mais de 2 mil hectares e a única coisa que tinha próximo dele também era uma pista de pouso. “Então esse expediente de pista de pouso trazer desmatamento ele funciona bastante para trazer garimpo ilegal”, diz Rômulo. Em geral são pistas curtas para não chamarem atenção. Mas são facilmente identificadas por satélites porque você tem uma estrutura linear de 400 metros de extensão para poder fazer o pouso dessas aeronaves que carregam muito peso.  Essas aeronaves são utilizadas para abastecer de combustível e alimento essas áreas de exploração ilegal de ouro.

“É importante a gente falar que nos últimos anos a gente teve um boom de garimpos ilegais na Amazônia”, diz Rômulo. As razões para o boom são diversas. A primeira é o aumento do valor do ouro e o aumento do valor do dólar. “Estamos vivendo um momento de fuga de capitais para ouro e metais preciosos”, diz.

Outra razão que Rômulo aponta para este boom de mineração ilegal é a ausência de controle e comando na Amazônia nos últimos anos. “O que vimos foram cortes sucessivos de orçamento para os responsáveis em fazer fiscalização”.

A entrevista completa você pode conferir no video abaixo

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