Decisão da Aneel foi tomada diante de nível baixo dos reservatórios, o pior desde 2015
por Hermínio Bernardo em 29/05/21 15:16
A Agência Nacional de Energia Elétrica informou que em junho a bandeira tarifária ficará na cor vermelha patamar 2. Esse é o nível mais caro do sistema.
Com isso, o valor cobrado nas contas de luz de todos os consumidores do país terá um valor adicional de R$ 6,24 para cada 100 kWh de energia consumidos. Em maio, a Aneel havia determinado bandeira vermelha 1, que determinava a cobrança de R$ 4,16 para cada 100 kWh consumidos.
A medida é consequência do baixo nível dos reservatórios de hidrelétricas do Sudeste e Centro-Oeste, que representam mais da metade da capacidade do país. O governo afirma que o último período de chuvas – entre novembro de 2020 e abril de 2021 – foi o mais seco em 91 anos.
Na quinta-feira (27), o governo emitiu um alerta de emergência hídrica para cinco estados: Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná.
Para o professor do Instituto de Energia da PUC-Rio, Edmar Luiz Fagundes, o alerta é grave. “Pode faltar água e também energia. Nós estamos numa situação muito atípica, o nível de chuva é o menor em 91 anos, na Bacia do Paraná. E os reservatórios do Sudeste dependem dessa bacia. É uma situação extremamente preocupante porque estamos entrando no inverno, um período de seca, e não teremos uma recuperação. Então, o governo está certo em tentar trabalhar em várias frentes para tentar evitar o racionamento.”
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR