Em entrevista ao Café do MyNews, Cristiane Quartaroli afirma que o Brasil precisa de estabilidade política para atrair investidores externos
por Sara Goldschmidt em 15/07/21 19:31
O cenário político brasileiro atual aliado a uma economia fragilizada em consequência da pandemia de coronavírus contribuem para uma moeda instável e para o aumento do risco-país. E segundo a economista do Banco Ourinvest, Cristiane Quartaroli, somente após a “casa arrumada” é que haverá a retomada de investimentos externos no País e uma melhora expressiva no mercado financeiro.
“O investidor olha pra cá e não vê o Brasil como um país seguro. Tanto que se a gente comparar a nossa moeda com a dos demais [países] emergentes, o real foi uma das moedas que mais se desvalorizou desde o início da pandemia”, explica Quartaroli. “O quadro pandêmico precisa melhorar com o avanço da vacinação, precisamos da “casa arrumada” para começar a ver uma melhora na economia, até lá a gente acredita que vá ter muita volatilidade no câmbio”, acrescentou.
Cristiane ressalta ainda que o cenário político conturbado e o envolvimento de membros do alto escalão do governo na CPI da Pandemia gera “uma aversão ao risco ao nosso país”. E o dólar, querendo ou não, é uma medida de risco. “Então o investidor olha pra cá e não vê com bons olhos”, enfatiza.
Além disso, segundo ela, a economia americana está se recuperando e a sua moeda está forte. “Então o investidor vai olhar pra uma economia mais robusta que é a americana, com perspectiva de aumento de juros, e onde vai alocar seus investimentos? Em um lugar que tem a perspectiva de melhor rendimento e com uma economia mais segura”, observou.
Para Cristiane, somente após o Brasil se estabilizar politicamente é que o dólar irá cair a um patamar inferior aos R$ 5,00, e como consequência, deve atrair novos investidores.
Comentários ( 0 )
ComentarEntre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR