Economia

Meio de pagamento

Em um mês, PIX movimenta R$ 83,4 milhões e soma 46,4 milhões de cadastrados, segundo BC

PIX visa tornar uma transferência financeira rápida e simples como enviar uma mensagem de texto

por Rodrigo Borges Delfim em 16/12/20 19:13

Lançado há exatamente um mês, o PIX, sistema de pagamentos instantâneos desenvolvido pelo Banco Central, vai crescendo como opção para transferências financeiras junto aos brasileiros.

Relatório divulgado nesta quarta-feira (16) pela autoridade monetária nacional aponta que 46,4 milhões de pessoas físicas já fizeram registro de chaves no PIX, realizando 92,5 milhões de operações. O valor médio de cada transação foi de R$ 896 no período.

A chave PIX é uma espécie de “apelido” utilizado para identificar a conta do titular, que pode ser o CPF, um número de telefone celular ou mesmo um outro código aleatório. Juntas, os usuários já cadastrados no PIX registraram um total de 116 milhões de chaves — cada pessoa física pode registrar até cinco chaves, enquanto a jurídica pode ter até 20 chaves.

Uma das premissas do PIX é tornar uma transferência financeira rápida e simples como o envio de uma mensagem de texto, ao menor custo possível. Ele é considerado um substituto gradual do TED e DOC como meio de operação bancária.

PIX é o nome do sistema de pagamentos instantâneos desenvolvido pelo Banco Central
PIX é o nome do sistema de pagamentos instantâneos desenvolvido pelo Banco Central.
(Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

Adesão de empresas

Até o momento são as pessoas físicas as grandes aderentes ao PIX. De acordo com o Banco Central, apenas 3 milhões de empresas cadastraram um total de 5,1 milhões de chaves no sistema de pagamentos instantâneos. Ao mesmo tempo,  84% das operações foram realizadas entre pessoas físicas e apenas 6% foram de pagamentos de contas para o comércio.

Esse movimento é considerado natural pela instituição, que acredita numa adesão gradual das pessoas jurídicas ao sistema.

“A adoção [do PIX] por empresas, a gente espera que seja mais lenta. À medida que as funcionalidades forem sendo ofertadas, as empresas vão passar a oferecer essa forma de pagamento, ou a receber transferência através do PIX e isso vai aumentar o numero de empresas cadastradas”, disse o chefe do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central, Ângelo Duarte.

A expectativa também é que esse volume aumente à medida que novas operações possam ser feitas com o PIX. Também nesta quarta-feira o Banco Central informou que contas e recargas de celular poderão ser pagas com o sistema.

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR