Setor espera recuperar em 2021 ao menos parte das perdas derivadas da pandemia ao longo deste ano
por Rodrigo Borges Delfim em 24/12/20 16:05
O Brasil é considerado uma referência mundial na produção de calçados, apesar de 85% das vendas ocorrerem no próprio mercado brasileiro. Assim como outros setores economia, a indústria calçadista sofreu com os impactos da pandemia. E o caso da Grendene serve como exemplo das dificuldades enfrentadas neste ano.
Entre janeiro e outubro, a indústria calçadista brasileira teve uma queda de 27% na produção, número que pode ser atenuado com os resultados mais animadores que os últimos meses têm rendido. A expectativa do setor é de uma redução de 25% ao final de 2020, com 250 milhões de pares de calçados a menos e 20 mil vagas de trabalho fechadas.
Com boa parte de sua produção industrial baseada na região de Sobral, no interior do Ceará, a Grendene serve de exemplo das dificuldades vividas pelo setor no ano. Com as medidas de isolamento social tomadas pelo governo cearense, viu toda essas instalações paradas de abril a junho, o que reduziu a produção praticamente a zero.
“A Grendene teve o pior segundo trimestre da história neste ano. Abril para nós foi o auge da crise. A partir do final de abril, início de maio, tivemos um início de recuperação em função da reabertura do comércio e da redução das medidas restritivas”, explicou Alceu Albuquerque, diretor de Relacionamento com Investidores da empresa, ao programa Dinheiro na Conta da última quarta-feira (23).
Fundada em 1971 em Farroupilha (RS), a Grendene tem unidades em Sobral, Crato e Fortaleza (CE), além de Teixeira de Freitas (BA).
Dona das marcas como Grendha, Melissa, Ipanema e Rider, a Grendene conseguiu recuperar parte das perdas no terceiro trimestre e deve manter a tendência de alta no fechamento de 2020.
Para 2021 a Grendene tem boas expectativas, apesar da pandemia. A empresa obteve o licenciamento para a produção de calçados femininos da marca Azaleia para o Brasil e exterior (exceto Colômbia, Peru e Chile).
“É uma forma de ampliarmos nossa presença no segmento feminino. É uma marca com reconhecimento muito forte e temos expectativas muito grandes com ela em nosso portfólio.
Outro elemento que ajuda a Grendene a vislumbrar um 2021 menos turbulento é a abertura de uma loja-conceito da Melissa em Los Angeles (EUA), parte de um plano de internacionalização da marca.
A expectativa para o próximo ano é de recuperação. Projeção da Abicalçados (Associação Brasileira da Indústria de Calçados) estima um crescimento de 19% em 2021. No entanto, essa projeção ainda deixa o setor em um nível abaixo do que estava no final de 2019, antes da pandemia.
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