Ícone buscar Ícone abrir menu

jornalismo independente

Economia

Debêntures

Investidores recorrem à polícia para resgatar suas aplicações

A PetraGold entrou em contato com a redação do MyNews e enviou uma nota com os esclarecimentos, veja a íntegra da nota na atualização desta matéria. A operação foi suspensa pela Comissão de Valores Mobiliários que no comunicado disse que havia indícios de fraudes, a PetraGold Serviços Financeiros captou recursos para investir nas máquinas de pagamento Goldpay

por da Redação em 27/07/22 19:09

Investidores denunciam a PetraGold Serviços Financeiros. A empresa foi denunciada por um grupo de mais de 40 investidores. Eles estão tentando resgatar suas aplicações em debêntures da empresa. Procurada pelo MyNews, a empresa retornou nesta quinta-feira, 28, com a nota oficial abaixo. Mesmo a operação tendo sido suspensa pela CVM, a PetraGold continuou a distribuir os títulos.

A maior parte dos investidores recebeu ofertas de agentes de investimentos. Eles contam que estavam satisfeitos porque a rentabilidade era de 1% ao mês. No entanto, quando tentaram resgatar não tiveram sucesso. Começaram a ficar preocupados e alguns chegaram a receber promessas de reembolso dos sócios da empresa. No começo foram pagas algumas poucas parcelas apenas.

A Mirae Asset que aparece no site da PetraGold como parceira da empresa disse que “a relação da Mirae junto a Petragold (Gestora) é apenas de cliente para corretora, a Petragold como é de conhecimento fazia a gestão das carteiras dos clientes e nós como corretora, apenas intermdiávamos as operações como corretora”.

A CVM e o Banco Central não comentam o caso.

Nesta quinta-feira, 28 de julho, a PetraGold enviou uma nota oficial:

Em resposta às acusações feitas por um pequeno grupo de clientes acerca do resgate das debêntures emitidas pelo Grupo PetraGold, a empresa vem a público informar que boa parte dos investidores afetados já teve seus valores resgatados ou está com o processo de resgate dos valores aplicados em andamento.

A PetraGold destaca que o que ocorreu foi um problema de liquidez e não uma questão de golpe ou pirâmide como mencionado pelo texto de forma leviana. Temos uma operação robusta e ativa que vem buscando as soluções necessárias para resolver todos os problemas que nossos clientes possam vir a enfrentar.

Destacamos também que o problema apresentado afeta uma pequena parcela dos investidores. Entendemos a gravidade do problema e o tempo todo estamos posicionando esses clientes sobre o que está ocorrendo. Temos uma ouvidoria e uma equipe específica para esse atendimento e boa parte dos investidores afetados já teve seus valores resgatados ou está com o processo de resgate dos valores aplicados em andamento.

Somos um grupo sólido formado por mais de 100 colaboradores. Em seis anos de existência, consolidamos nossa atuação nas mais diferentes áreas de negócio, incluindo consórcios, seguros, meios de pagamento, e investimentos. Todas essas operações seguem ativas e gerando a receita necessária para honrar nossos compromissos.

Vale lembrar que as debêntures são uma operação de crédito feita para empresas captarem recursos para investimentos junto ao mercado financeiro. Por ser um capital destinado a investimentos, depois da captação ele não fica parado, mas é alocado em iniciativas para fazer a empresa crescer e gerar recursos para dar os devidos retornos acordados junto aos investidores.

Quando um grande volume desses investidores pede o resgate antecipado de forma simultânea, a empresa emissora passa por um problema de liquidez, pois não dispõe desses recursos em mãos, afinal o capital está aplicado em outras áreas.

Contudo, estamos buscando as soluções necessárias para nossos clientes terem os devidos valores resgatados o mais rapidamente possível.

Grupo PetraGold.

BUSCA ALGUM TIPO DE RESSARCIMENTO DE PREJUÍZO?

  • A CVM não pode exigir que sejam reparados ou reembolsados eventuais prejuízos
  • Essa é uma atribuição do Poder Judiciário. Para causas de até 40 salários mínimos, é possível recorrer ao Juizado Especial Cível (https://idec.org.br/consultas/dicas-e-direitos/juizados-especiais-civeis-jecs)
  • Caso o prejuízo esteja relacionado a operações realizadas em bolsa de valores, há também o MRP, administrado pela BSM, para o qual é possível solicitar ressarcimento
  • Importante destacar que o MRP não trata de pedidos de ressarcimento de operações realizadas em mercado de balcão

A CVM também possui em seu site uma série de recomendações ao investidor para que tome cuidado com as fraudes e esquemas de pirâmides no mercado financeiro. Ela também publica em sua página alertas sobre operações não registradas e com características de  fraude. Esses dados você poderá encontrar aqui 

As histórias em detalhes estão no vídeo abaixo

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados.

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR