Portaria publicada pelo governo federal ainda prevê rede privada para governo. Edital deve ser votado nesta segunda-feira
por Hermínio Bernardo em 30/01/21 12:42
A portaria com as regras para a realização do leilão do 5G (a quinta geração da telefonia móvel) foi publicada no Diário Oficial da União. O texto elaborado pelo Ministério das Comunicações não prevê qualquer restrição à gigante chinesa Huawei.
As normas também determinam a criação de uma rede exclusiva para órgãos do governo federal. As regras devem ser seguidas pela Agência Nacional de Telecomunicações para o edital do leilão, que deve ser votado nesta segunda-feira (1º) em uma reunião da agência.
O governo brasileiro estava sendo pressionado pelo ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump para não permitir que a Huawei seja a empresa fornecedora do 5G brasileiro. A disputa pelo 5G é um dos principais pontos da guerra comercial entre Estados Unidos e China.
O Ministério das Relações Exteriores declarou, em novembro do ano passado, que o Brasil havia se juntado aos Estados Unidos em uma aliança para impedir o acesso das empresas chinesas ao mercado mundial de 5G. De acordo com o Itamaraty, a iniciativa se chama “Clean Network” e conta com a participação de nações europeias e da Otan.
Integrantes da Anatel já haviam informado que o leilão não poderia ter restrições de empresas específicas. Apesar disso, o governo poderia alegar “segurança nacional” para impor restrições à Huawei, empresa líder na tecnologia 5G.
Comentários ( 0 )
ComentarEntre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR