Ícone buscar Ícone abrir menu

jornalismo independente

Economia

Boas práticas

Sustentabilidade: empresa transforma embalagem de plástico em estrutura para escolas públicas

O Boticário cria espaço pedagógico para 15 escolas públicas a partir de resíduos reciclados. O modelo já é usado para lojas da marca.

por Juliana Causin em 29/01/21 16:48

Foto: Divulgação/O Boticário

Toneladas de embalagem de plásticos vão se tornar espaços pedagógicos para 15 escolas públicas no país. A iniciativa foi desenvolvida pelo O Boticário a partir do Boti Recicla, projeto da marca que há 15 anos trabalha com cooperativas para a reciclagem de embalagens de cosméticos. 

A ação faz parte de uma série de outras atividades da empresa voltadas para a sustentabilidade, como explica Cathyelle Schroeder, gerente de branding e comunicação de O Boticário.

“A indústria de beleza é conhecida por ser uma das principais em produção de resíduos no mundo. Nosso papel é garantir que esses resíduos causem o menor impacto possível”, avalia.   

Os espaços de 30m2 enviados às escolas do país são compostos por cerca de 2,2 toneladas de plástico reciclado e serão entregues com mobília interna também feita a partir de material reciclado. O projeto começa a ser implementado em 2021.

O processo envolveu o desenvolvimento de tecnologias para a transformação dos resíduos plásticos gerados pela indústria em matéria-prima segura para ser aplicada à construção, seguindo protocolos de segurança.  

Antes do material reciclado virar escola, a empresa aplicou a mesma tecnologia na criação da primeira loja pop up sustentável da marca, que fica no Parque Ibirapuera, em São Paulo. A partir daí, o projeto se ampliou, segundo Cathyelle. “Se a gente consegue fazer uma loja sustentável, a gente se perguntou: ‘O que mais a gente consegue fazer?’”

As lojas como a do Ibirapuera, em São Paulo, são compostas por cerca de 3 toneladas de plástico reciclado – equivalente a mais de 60 mil garrafas PET.  Até o fim do ano passado, 8 novas lojas fabricadas nesse modelo foram abertas. A estimativa da empresa é que mais  20, até o fim de 2021, sejam inauguradas. 

Tanto as lojas feitas de resíduo plástico, como as estruturas escolares, nasceram a partir da parceria entre O Boticário, as vinte cooperativas que fazem parte do Boti Recicla, e a Mão Colorida, empresa responsável pela criação das lojas da marca. 

Criado em 2006, o Boti Recicla é um programa de logística reversa que tem 4 mil pontos de coleta de material plástico, em 1750 cidades brasileiras. “Nosso papel como marca de beleza é ajudar a reciclar todos os resíduos que a gente coloca na rua, trazendo de volta e dando o destino correto. Temos um único planeta e a gente precisa cuidar dele”, avalia Schroeder.

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados.

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR