TECNOLOGIA

Moedas digitais e bitcoin ganham espaço

El Salvador adota bitcoin como moeda. No Brasil, Banco Central planeja moeda digital do real
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O governo de El Salvador anunciou que que irá adotar o bitcoin como moeda legal. Segundo o presidente Nayib Nukele, a adoção do bitcoin como uma moeda legal no país tem o potencial de ajudar os salvadorenhos que vivem no exterior a enviar remessas de volta para casa. 

O uso será opcional para pessoas físicas e a criptomoeda poderá ser convertida em dólares. A utilização de bitcoins é controversa, especialistas alertam que as criptomoedas podem facilitar a lavagem de dinheiro e outros crimes.

Enquanto isso, diversos países do mundo – incluindo o Brasil – tem desenvolvido moedas digitais. 

Imagem representativa do Bitcoin, a mais conhecida das criptomoedas
Imagem representativa do Bitcoin, a mais conhecida das criptomoedas. (Foto: Pixabay)

O Banco Central anunciou recentemente as diretrizes gerais da criação de uma moeda digital brasileira. Ela poderá ser usada em operações do varejo e também em pagamentos ligados a outros países. Vários países estão avançando neste tema e realizando testes como explica Alexandre Bueno, Head da CAPCO Digital Lab São Paulo.

“Eles estão indo em regiões com baixa conexão internet, micro e pequenos negócios que são mais difíceis de converter para o pagamento em cartão. Esses pequenos negócios têm margens baixas e eles não querem pagar intermediários. O que eles estão testando na China é um pagamento que pode vir de forma off-line. Imagina você no metrô, por exemplo, sem nenhum tipo de sinal de internet, e você pode pagar o metrô com o real digital. Isso vai ser possível”, afirmou.

Inscreva-se na newsletter
Relacionadas
APROVAÇÃO RELÂMPAGO
Com apoio do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), projeto foi aprovado com larga maioria e segue para o Senado
MENOS ESTIMULO
Diante da pressão inflacionária, Banco Central repete a dose de aumento de 0,75 na Selic e sinaliza nível “neutro” para juros
BENEFÍCIO
O abono salarial, que equivale a um salário mínimo e é pago aos trabalhadores de carteira assinada, pode ser extinto
CRISE HÍDRICA
Com baixo nível dos reservatórios, diretor-geral da Agência sinaliza ajuste no valor da bandeira tarifária até o fim de junho.
EFEITOS DA PANDEMIA
Estudo da FGV Social mostra desigualdade em nível histórico no primeiro trimestre de 2021, enquanto renda média dos brasileiros despenca
Crise sanitária
Ao menos 52 casos de covid já foram registrados no torneio que começou neste domingo

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.