Sistema Financeiro Aberto pode ser a chave para a criação de um projeto padrão de integração de informações, capaz até mesmo de unir o tráfego de dados de instituições financeiras e videogames
por Vitor Hugo Gonçalves em 15/02/22 19:50
Neste mês de fevereiro, o sistema Open Banking completou um ano no Brasil. Atualmente, a implementação está na quarta fase, na qual as instituições financeiras passaram a compartilhar dados referente a operações de câmbio, serviços de credenciamento, contas de depósito a prazo e outros produtos com natureza de investimento, previdência e capitalização.
Há exato um ano, o Banco Central iniciou o primeiro estágio de execução e, de lá para cá, muito se tem discutido sobre as mudanças práticas e inovadoras que o novo sistema financeiro pode trazer.
Contudo, o que realmente mudou em um ano de Open Banking no Brasil? Desde o início da efetivação, o sistema levantou algumas dúvidas sobre o seu funcionamento. Em suma, o conceito de Open Banking — ou Sistema Financeiro Aberto — é focado em proporcionar um leque de opções para o consumidor, capaz de possibilitar ao usuário o acesso às mais variadas propostas, concedendo-o mais liberdade para levar informações para onde achar melhor.
Juan Ferrés, fundador da Teros, empresa que desenvolve soluções tecnológicas para Open Banking, explica que o sistema, para além dos processos bancários, “é um padrão tecnológico de dados abertos e de transações entre empresas”. Para o gestor, a metodologia pode transportar desde informações referentes às instituições financeiras até dados de um videogame.
“De uma forma direta ou indireta, isso significa que praticamente 100% das empresas e da população estarão integradas a um único padrão; e isso tem um poder imenso, uma vez que não é necessário desenvolver novas estruturas, padrões. O Open Banking será o padrão de comunicação indireta entre empresas… É por isso que investimos no Open Banking como meio para o Open Data [dados abertos]”, elucida Ferrés.
O Sistema Financeiro Aberto pode ser definido como um novo ecossistema tecnológico e financeiro, baseado na construção de Interfaces de Programação de Aplicativos (APIs em inglês), códigos que funcionam como verdadeiros “dutos” de comunicação que facilitam o compartilhamento e troca de informações.
Uma curiosa cifra expressa o fomento e usabilidade do projeto: em novembro de 2021, no Brasil, havia 12,7 milhões de APIs. Em dezembro do mesmo ano, o número já era de 84,4 milhões, com expectativa de crescimento segundo o dashboard do Open Banking Brasil.
No MyNews Investe desta terça-feira (15), Ferrés falou sobre o primeiro ano do sistema no Brasil e sobre os produtos possíveis, além de dar um panorama do que está por vir:
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR