Borges assumiu o cargo de presidente da Petrobras por indicação do presidente do Conselho de Administração da empresa, Márcio Weber. Segundo o estatuto da companhia, ele deve ficar no cargo até que o novo presidente seja eleito.
por da Redação com Agência Brasil em 21/06/22 08:10
A Petrobras informou hoje (20) que o presidente do Conselho de Administração da estatal nomeou como presidente interino da companhia o diretor executivo de Exploração e Produção, Fernando Borges, até a eleição e posse do novo presidente, como prevê o estatuto da empresa.
Mais cedo, José Mauro Coelho pediu demissão do cargo de presidente da empresa e renunciou ao cargo de membro do Conselho de Administração da Petrobras.
No dia 23 de maio, o Ministério de Minas e Energia informou que o governo federal, como acionista controlador da Petrobras, tinha decidido pela troca do presidente da companhia. À época, o governo anunciou que José Mauro Coelho, que assumiu o cargo no dia 14 de abril, seria substituído por Caio Mário Paes de Andrade.
O novo indicado precisa ser aprovado pelo Comitê de Pessoas da Petrobras, que faz a avaliação de currículo. Depois, tem que ser eleito na Assembleia Geral Ordinária da empresa Após essa etapa, ainda terá seu nome submetido ao Conselho de Administração da companhia, onde precisará ser aprovado.
Defensor da liberdade de preços, Fernando Borges é diretor executivo de Exploração e Produção da companhia desde abril de 2021. É funcionário de carreira, está na Petrobras há 38 anos e já passou por diferentes setores e funções, inclusive gerenciais na área de Exploração e Produção, na Gerência Executiva de Libra e na Gerência Executiva de Relacionamento Externo. Entre 2016 e março de 2020, Fernando Borges ocupou o cargo de Diretor no Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP). Desde abril de 2016, é diretor da Associação Brasileira de Empresas de Exploração e Produção de Petróleo e Gás (Abep).
O novo presidente interino da Petrobras é graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Uberlândia, com especialização em Engenharia de Produção de Petróleo pela UFRJ. Ele participou do Programa de Gestão Avançada no Instituto Europeu de Administração de Empresas (Insead), na França.
Borges assumiu o cargo de presidente da Petrobras por indicação do presidente do Conselho de Administração da empresa, Márcio Weber. Segundo o estatuto da companhia, ele deve ficar no cargo até que o novo presidente seja eleito.
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR