Preços dos alimentos básicos estão subindo por todo o planeta, reflexo da alta nos fertilizantes e outros impactos da guerra na Ucrânia
por da Redação em 23/07/22 17:19
É a inflação mais alta desde a década de 70 em praticamente todo o planeta. Os preços dos alimentos estão subindo por todo o mundo. Bem, mas isso você tem lido diariamente nas manchetes. Analistas no Brasil e no exterior chamam atenção para os dias difíceis que estão por vir. Não, ainda não são os atuais. Com a economia vacilante, é melhor ser realista. Em suma, é necessário se planejar para não derrapar . Mas vamos ajustar o foco no preço dos alimentos. Afinal, aí está o começo de tudo e, por incrível que pareça, chegamos a 2022 com 33 milhões de famintos em solo nacional.
Os preços dos alimentos básicos estão subindo como resultado do aumento dos custos de fertilizantes e outros impactos do conflito na Ucrânia. “Os preços das commodities alimentares agora estão ainda mais altos do que eram durante os aumentos de preços em 2008 e 2011”, diz um estudo da McKinsey (veja gráfico nesta página).
As crescentes preocupações econômicas colocaram os Bancos Centrais no centro porque puxada de juros internacionais já deixou a economia brasileira numa situação dramática. E os Bancos Centrais estão aumentando agressivamente as taxas. O Banco Central Europeu, por exemplo puxou as taxas em 0,5 pontos percentuais depois de mais uma década sem aperto monetário. A expectativa era de que a alta seria de 0.25 pontos percentuais.
O sentimento do consumidor está em mínimos históricos. Preços das commodities perto de máximas históricas. Claramente, a inflação alterou, no mínimo, o clima econômico e potencialmente redefiniu o caminho das economias globais e nacionais em todo o mundo nos próximos anos. Os especialistas da McKinsey examinaram muitas das implicações estratégicas da inflação.
Desde 2021, os preços dos alimentos atingiram seu nível mais alto desde que o Escritório de Alimentação e Agricultura das Nações Unidas iniciou seu índice. Os preços hoje são consideravelmente mais altos do que em aumentos anteriores em 2008 e 2011, que foram precipitados pela turbulência da crise financeira global. Na década desde então, os preços moderaram consideravelmente. Mas eles aumentaram acentuadamente em 2021, com problemas na cadeia de suprimentos, seca e outras forças em ação. E a guerra na Ucrânia elevou os preços dos alimentos a um nível inteiramente novo.
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR