O IBGE divulgou que o setor de serviços despencou 7,8% em 2020. O resultado representa uma queda recorde, a maior desde o início da série histórica em 2012.
De acordo com o IBGE, em dezembro, o indicador voltou a cair depois de uma série de seis altas. A queda foi de 0,2%.
O setor de serviços é o que mais emprega no país, tem o maior peso no cálculo do PIB e foi o mais afetado pela pandemia. Além do setor de serviços, o IBGE também divulgou nos últimos dias os dados do comércio varejista, que também trouxe um resultado negativo para dezembro, que costuma ter um saldo positivo no setor.
Nessa semana, o IBGE divulgou outros resultados finais de 2020. O comércio fechou o ano com crescimento de 1,2%. Já a indústria sofreu um tombo de 4,5% enquanto o setor de turismo despencou 36,7%.