Economia

O menor risco de crédito com a mais alta taxa de juro, nova alta na Selic

Brasil é o paraído da renda fixa com uma longa tradição de juros reais fortemente positivos. Analistas acham que aperto monetário continua

por da Redação em 03/08/22 20:11

O Brasil tem uma longa tradição de juros reais fortemente positivos. A pandemia forçou a queda da Selic e rompeu esse hábito. Mas o Banco Central acelerou o passo e os juros certamente ficarão muito acima da inflação em 2023, diz o economista Luis Eduardo de Assis, autor do livro “O Poder das Ideias Erradas”, lançado pelo selo MyNews/Almedina. Nos gráficos abaixo é possível ver a forte queda da taxa Selic desde 1997 e sua volta ascendente a partir de 2021.

Nesta quarta-feira, 3,  o Comitê de Política Monetária (Copom) Banco Central (BC) continuou a apertar os cintos na política monetária. Por unanimidade elevou a taxa Selic, juros básicos da economia, de 13,25% para 13,75% ao ano. Foi a 12ª elevação consecutiva da taxa Selic e já era esperada pelos analistas. A última vez em que a taxa ficou no patamar atual foi em dezembro de 2016 e início de janeiro de 2017

Esse foi o 12º reajuste consecutivo na taxa Selic. O BC manteve o ritmo do aperto monetário. Assim como na última reunião, a taxa foi elevada em 0,5 ponto.

Em comunicado, o Copom informou que os riscos de que a inflação fique acima das expectativas em prazos mais longos fez que o BC optasse por não encerrar o ciclo de alta da Selic na reunião desta quarta-feira. Mas o comunicado diz que o Copom deverá reduzir o ritmo de altas, elevando a taxa em 0,25 ponto no próximo encontro, no fim de setembro.

“O comitê avaliará a necessidade de um ajuste residual, de menor magnitude, em sua próxima reunião. Nota ainda que a incerteza da atual conjuntura, tanto doméstica quanto global, aliada ao estágio avançado do ciclo de ajuste e seus impactos acumulados ainda por serem observados, demanda cautela adicional em sua atuação”, destacou.

O ciclo de aperto monetário voltou a colocar o Brasil como o paraíso das aplicações de renda fixa. No programa Tesouro Direto é possível garantir juros reais (acima da inflação) de mais de 5% o que é algo realmente bastante atraente quando se trata de uma aplicação tão conservadora como os Títulos do Tesouro Nacional.

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR