Ícone buscar Ícone abrir menu

jornalismo independente

Brasil

DIFERENCIADOS

Análise: Datena e Marçal têm potencial para atrapalhar Ricardo Nunes

Para a cientista política Deysi Cioccari, saber lidar com os meios de comunicação atuais é uma grande vantagem no meio político

por Camilla Lucena* em 24/07/24 17:02

Deysi Cioccari diz que Datena e Pablo Marçal podem incomodar a campanha de Ricardo Nunes | Foto: Reprodução/MyNews

O potencial comunicativo do apresentador José Luiz Datena (PSDB) e do coach Pablo Marçal (PRTB) pode ser um obstáculo para a campanha de Ricardo Nunes (MDB) à Prefeitura de São Paulo, afirmou a cientista política Deysi Cioccari durante participação no Segunda Chamada de terça-feira (23). Para ela, a familiaridade com as novas mídias de comunicação é um diferencial no meio político.

Atualmente, a candidatura de Nunes à reeleição conta com o apoio de dez partidos, além do próprio MDB: União Brasil, Republicanos, Podemos, Mobiliza, Avante, Agir, Partido Liberal (PL), Partido Social Democrático (PSD), Partido Progressistas (PP) e Partido Renovação Democrática (PRD). Apesar disso, para Deysi, os votos da direita e da centro-direita serão divididos entre Nunes, Datena e Marçal.

“Acho que, pelas características [midiáticas] da sociedade atual, ele pode incomodar [a campanha de Ricardo Nunes]”, afirmou Deysi, que ressaltou também o bom desempenho de Marçal, influenciador digital com mais de 10 milhões de seguidores, na corrida eleitoral. “Não podemos menosprezar esses personagens que sabem lidar com os meios de comunicação.”

Datena acumula um histórico de desistências em pré-campanhas anteriores, tendo desistido duas vezes de concorrer a uma vaga no Senado, e se abstido em outras duas oportunidades de tentar se eleger como prefeito. Marçal, por outro lado, é iniciante na política, nunca tendo concorrido a um cargo público. Ainda assim, as pesquisas mostram que a inconstância de Datena e a pouca experiência de Marçal podem ser fatores vistos como pouco relevantes pelo eleitor.

Segundo a última pesquisa do Datafolha, Tabata aparece numericamente em quinto lugar, com 7% das intenções de votos. Ela está atrás de Nunes, com 24%, e Boulos, com 23%, e empatada tecnicamente com Datena (11%), Marçal (10%) e Marina Helena (Novo), que tem 5%. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Veja a análise completa:

*Sob supervisão de Sofia Pilagallo

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR