Considerada a guerra mais longa dos EUA, conflito teve início após ataques de 11 de setembro de 2001
por Hermínio Bernardo em 10/07/21 15:05
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou que vai retirar todos os soldados americanos e encerrar a guerra no Afeganistão no dia 31 de agosto.
Esta é a mais longa guerra com envolvimento dos Estados Unidos. O missão militar já dura quase 20 anos.
Biden já havia declarado que retiraria todos os militares até o dia 11 de setembro, quando se completa 20 anos do ataque terrorista contra as torres gêmeas do World Trade Center.
O presidente americano declarou que se trata de uma “guerra invencível”, sem solução. E, durante um pronunciamento, questionou: “Quantos mais milhares de filhos e filhas americanos vocês querem colocar em risco?”
A oposição de Biden criticam a medida e afirmam que há um temor de que o grupo terrorista Talibã volte a dominar o Afeganistão, como no período dos atentados de 2001.
A sugestão literária desta semana é “O Vulto das Torres”, de Lawrence Wright. A obra conta como Osama bin Laden organizou um grupo para cometer o ataque. O livro mostra a relação entre o saudita bin Laden e o egípcio Al-Zawahiri, o número 2 da Al-Qaeda.
O livro mostra que o governo dos Estados Unidos poderia ter ter evitado o atentado se houvesse uma cooperação entre CIA e FBI.
“Um atendia à necessidade do outro. Zawahiri precisava de dinheiro e contatos, coisas que bin Laden dispunha em abundância. Bin Laden, um idealista dedicado a causas, buscava um rumo, que Zawahiri, um propagandista tarimbado, forneceu. Não eram amigos, mas aliados. Cada um acreditava poder usar o outro, e cada um foi impelido numa direção que nunca pretendeu tomar”.
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR