Pesquisa global diz que público jovem acredita menos na democracia RELATÓRIO

Pesquisa global diz que público jovem acredita menos na democracia


Nova pesquisa global conduzida pela Open Society Foundations cujas conclusões estão no relatório “Barômetro Open Society: A Democracia Cumprirá suas Promessas? aponta, entre outras máximas, que o público jovem acredita menos na democracia. O estudo ouviu, entre maio e julho deste ano em 30 países, um total de 36.344 pessoas a partir de 18 anos.

O formulário de entrevista soma 43 perguntas. Na Arábia Saudita, no Egito e na Ucrânia, contudo, algumas questões foram removidas ou reformuladas em razão do perfil político das três nações, explica a organização. A íntegra do levantamento pode ser acessada clicando aqui.

Um dos resultados a que a pesquisa chegou é o de que o “apoio à democracia é forte no Brasil. A preferência dos cidadãos brasileiros pela democracia como forma de governo é consideravelmente alta, com 74% dos brasileiros entrevistados apoiando essa visão, acima da média global de 62% da pesquisa. Surpreendentemente, mais brasileiros preferem a democracia como forma de governança do que as pessoas nos EUA (56%), no Reino Unido (58%), na França (60%) e na Itália (69%)”, diz trecho do relatório.

Fundada por George Soros, a Open Society Foundations é a maior financiadora privada do mundo de grupos independentes que trabalham pela justiça, pela governança democrática e pelos direitos humanos. Abordamos essa missão por meio dos princípios esclarecedores de justiça, igualdade e expressão, que são características inerentes de qualquer sociedade verdadeiramente aberta.

Relacionados