Para jornalista, governo errou em ter dito que esperaria a divulgação das atas do pleito para emitir um parecer sobre a vitória do presidente Nicolás Maduro
por Sofia Pilagallo em 29/07/24 17:48
Jornalista Ricardo Kotscho responde a perguntas de internautas nesta segunda-feira (29) | Foto: Reprodução/MyNews
O jornalista Ricardo Kotscho afirmou nesta segunda-feira (29), durante o programa Pergunte ao Kotscho, exibido pelo Canal MyNews, que o Brasil “ficou mal na história” por ter dito que esperaria a divulgação das atas da eleição na Venezuela para emitir um parecer sobre a vitória do presidente Nicolás Maduro. O CNE (Conselho Nacional Eleitoral), principal órgão eleitoral do país, não esperou a divulgação das atas para proclamar Maduro presidente na tarde desta segunda-feira (29). Para Kotscho, essas atas sequer serão entregues.
“Eles não vão entregar ata nenhuma. Estão se lixando para os outros países. Têm alguns apoios importantes, como China, Rússia e Irã, e assim vão tocando o barco”, disse Kotscho.
Leia mais: ‘PT falhou na formação de novas lideranças’, diz Ricardo Kotscho
Segundo o jornalista, o governo brasileiro “errou” em ter enviado à Venezuela o assessor especial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Celso Amorim, para garantir a transparência da eleição. Embora observadores tenham apontado irregularidades no pleito, sem a divulgação das atas, será difícil apurar se houve fraude eleitoral, o que agora é um dever de Amorim.
Na visão de Kotscho, a eleição foi fraudada desde o início, uma vez que Maduro não cumpriu acordos, proibiu candidatos da oposição de se registrarem na Justiça Eleitoral e tem todo o aparato estatal à seu favor, inclusive o Exército e os meios de comunicação. O sistema eleitoral na Venezuela é confiável, mas isso não quer dizer que as eleições sejam limpas. Organizações internacionais como a Organização dos Estados Americanos (OEA), além dos Estados Unidos e da União Europeia, já denunciaram fraude em pleitos anteriores.
Assista ao Pergunte ao Kotscho desta segunda-feira (29):
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR