Otoniel, traficante mais procurado da Colômbia, foi preso neste sábado (23)
por Thais Skodowski em 24/10/21 11:21
O traficante de drogas mais procurado da Colômbia, Dario Antonio Usuga, conhecido como Otoniel, foi preso em uma operação conjunta entre a Polícia Nacional, Exército, Força Aérea e Armada Nacional do país neste sábado (23). O criminoso liderava o Clã Del Golfo, um grupo com cerca de 1.200 membros e presente em dez das 32 províncias da Colômbia.
Otoniel foi preso em Cerro Yoki, na zona rural de Necoclí, departamento de Antioquia. De acordo como Ministério da Defesa da Colômbia, o traficante também é acusado pelo assassinato de policiais, soldados e líderes sociais, além de recrutar menores para o crime organizado. Ao todo, são 128 ordens de prisão, sete condenações, oito medidas de segurança, duas circulares vermelhas e uma azul da Interpol e um pedido de extradição emitido pela Corte dos Estados Unidos.
O ministro da Defesa Diego Molano disse que a prisão de Otoniel é uma vitória da política de segurança contra a maior ameaça que tem a Colômbia: o narcotráfico. “O Clã do Golfo nos últimos anos levou um grande número de toneladas de cocaína aos mercados dos Estados Unidos e da Europa e se tornou um articulador do microtráfico, que invadiu cidades de Antioquia, litoral caribenho e Chocó, em busca de expansão também em outras regiões do país como Casanare e Orinoquia ”, disse
Em algumas imagens divulgadas pela imprensa colombiana, Otoniel aparece de camiseta preta, jeans, com as mãos algemadas e sorrindo. O presidente da Colômbia, Iván Duque, publicou nas redes sociais imagens do narcotraficante chegando em Bogotá, capital do país. Duque afirmou que a prisão de Otoniel “marca o fim do Clã do Golfo”.
Policial Morto na operação
Duque também prestou condolências à família do agente Edwin Blanco, de 34 anos, membro da Polícia Nacional que morreu durante a operação para a captura de Otoniel.
Comentários ( 0 )
ComentarEntre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR