Ícone buscar Ícone abrir menu

jornalismo independente

Internacional

PODE OU NÃO PODE?

Trump pede tempo antes de decisão sobre banir Tik Tok nos Estados Unidos

Presidente eleito tomará posse na próxima segunda-feira (20) e convidou Xi Jinping, da China

por Leonardo Cardoso em 17/01/25 14:48

Logo do TikTok | Foto: Solen Feyissa/Flickr

Nesta sexta-feira (17), a Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu banir o TikTok a partir de domingo (19). A medida, já aprovada pelo Congresso no ano passado, recebeu o aval final para entrar em vigor. Aliás, uma lei sancionada por Joe Biden, no início de 2024, estipulou um prazo até domingo para o aplicativo chinês encontrar um comprador nos EUA. Sem um acordo, a rede social será proibida de operar no país. No entanto, o presidente eleito Trump promete ver a situação.

Trump promete avaliar situação

Donald Trump, presidente eleito em novembro de 2024, comentou o caso. “Minha decisão sobre o TikTok será tomada em breve, mas preciso de tempo para analisar a situação. Fiquem ligados”, afirmou. Karine Jean-Pierre, porta-voz da Casa Branca, disse que a implementação da lei ficará para a próxima gestão, que assume na segunda-feira (20).

LEIA MAIS: Haddad x Nikolas: Governo recua medidas do Pix após vídeo de deputado

Conversas com Xi Jinping

Trump revelou ter conversado por telefone com Xi Jinping, presidente da China, sobre o TikTok, mas não forneceu detalhes. Segundo fontes, o CEO do TikTok, Shou Zi Chew, foi convidado para a posse de Trump e deve comparecer.

Defesa do TikTok

VEJA TAMBÉM: Segurança Pública no Rio de Janeiro: Domínio de facções afeta população e turistas

A empresa afirma ter 170 milhões de usuários nos EUA e nega representar uma ameaça à segurança nacional. O TikTok também pediu o adiamento da lei para que a Suprema Corte e o governo de Trump analisem sua legalidade.

Suspensão temporária em estudo

Todavia, fontes internacionais afirmam que Trump pode assinar uma ordem executiva no início de seu governo para suspender o banimento por 60 a 90 dias.

Histórico de tensões

Por fim, Trump tentou bloquear, portanto, o TikTok durante seu primeiro mandato (2016-2020). Porém, mudou de postura na campanha para voltar à Casa Branca. “Tenho um lugar especial no coração para o TikTok. Ganhei a juventude por 34 pontos, e há quem diga que o TikTok ajudou nisso”, declarou.

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Entenda como a volta de Trump transforma o Brasil e o mundo:

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados.

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR