Ícone buscar Ícone abrir menu

jornalismo independente

Cultura

PANDEMIA AVANÇA

13 Estados e o DF tomam medidas mais restritivas contra covid-19

Governos estaduais anunciaram toque de recolher e até lockdown para tentar conter o avanço da pandemia

por Hermínio Bernardo em 28/02/21 12:20

Ao menos 13 estados e o Distrito Federal anunciaram novas medidas para tentar frear a alta de casos e mortes por covid-19.

Os governos estaduais vão fazer um pedido para que o Ministério da Saúde determine medidas restritivas em todo o país para conter o avanço da pandemia. O presidente do Fórum de Governadores e governador do Piauí, Wellington Dias (PT), alertou que os sistemas de saúde de 20 Estados e do Distrito Federal estão no limite ou já entraram em colapso.

“Não há como um estado socorrer o outro neste momento. Por isso, os governadores estão apelando ao Ministério da Saúde para que ordene medidas restritivas em todo o país”, afirmou Dias.

Pacientes de Manaus são transferidos para Brasília em aviões da FAB
Pacientes de Manaus são transferidos para Brasília em aviões da FAB.
(Foto: Divulgação/FAB)

Na última semana, medidas mais restritivas – incluindo toque de recolher e lockdown – foram anunciadas por Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo.

Em um evento na cidade de Caucaia, no Ceará, o presidente Jair Bolsonaro criticou nesta sexta-feira (26) as medidas de isolamento e os governadores que anunciaram novas restrições. Bolsonaro disse que o governador que “fechar o estado” deve bancar o auxílio emergencial. Ele, porém, não detalhou como isso seria feito.

O presidente Jair Bolsonaro durante pronunciamento sobre preço dos combustíveis e a política de reajustes adotada pela Petrobras.
O presidente Jair Bolsonaro durante pronunciamento sobre preço dos combustíveis e a política de reajustes adotada pela Petrobras. Foto: Marcelo Camargo (Agência Brasil).

“O auxílio emergencial vem por mais alguns meses e, daqui para frente, o governador que fechar seu estado, o governador que destrói emprego, ele é quem deve bancar o auxílio emergencial. Não pode continuar fazendo política e jogar para o colo do Presidente da República essa responsabilidade”, declarou Bolsonaro.

Confira as novas medidas anunciadas por cada estado:

Amazonas

O governo amazonense prorrogou neste sábado (27) a restrição de circulação de pessoas. O decreto do governador Wilson Lima (PSC) estendeu a medida até o dia 7 de março. A restrição vale das 19h às 6h. Apesar da prorrogação, o texto passou a permitir o funcionamento de academias no período da manhã.

Bahia

O governador Rui Costa (PT) anunciou uma restrição total das atividades não essenciais durante o fim de semana. O lockdown entrou em vigor às 20h de sexta (26) e vale até às 5h de segunda-feira (1º).

Durante o período, bares e restaurantes não podem funcionar presencialmente. A venda de bebidas alcoólicas está proibida, inclusive em supermercados.

Ceará

O governador Camilo Santana (PT) anunciou uma ampliação do toque de recolher no estado. A medida entrou em vigor neste sábado (27) e vai até 7 de março. A circulação de pessoas e veículos está proibida das 20h às 5h de segunda a sexta-feira. Aos sábados e domingos, o horário é entre 19h e 5h.

Nos finais de semana, restaurantes podem funcionar até às 15h. Outras atividades econômicas e locais religiosos funcionam até às 17h.

Distrito Federal

O governador Ibaneis Rocha (MDB) determinou um lockdown com o fechamento de todos os serviços não essenciais. Inicialmente, o decreto determinava um toque de recolher, mas o governo endureceu as medidas. A restrição entrou em vigor neste domingo (28).

O governo, no entanto, ampliou a lista de atividades essenciais. Instituições de ensino, shoppings, bares e restaurantes devem fechar. Já supermercados, postos de combustíveis, farmácias, clínicas e igrejas podem funcionar. O decreto também permite o funcionamento de bancas de jornal, escritórios profissionais, óticas, papelarias, lavanderias e até zoológicos. A venda de bebidas alcoólicas fica proibida depois das 20h, em qualquer estabelecimento comercial.  

Mato Grosso do Sul

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) prorrogou pela quinta vez o toque de recolher em todo o estado. O plano determina duas faixas de restrição de acordo com a situação de cada município. Em algumas cidades, o toque de recolher vai das 23h às 5h, em outras das 22h às 5h. A medida é válida por 15 dias.

Paraíba

O toque de recolher na Paraíba entrou em vigor na quarta-feira (24) e vai até o dia 10 de março. A restrição das 22h às 5h vale para as cidades que estão nas bandeiras vermelha e laranja.

O decreto do governador João Azevêdo (Cidadania) determina que bares e restaurantes podem funcionar até às 16h, com entrega permitida até às 22h.

Paraná

O governo do Paraná também decretou toque de recolher. A restrição das 20h às 5h entrou em vigor nesta sexta-feira (26) e vai até o dia 8 de março. O governador Ratinho Junior (PSD) também decretou a suspensão das aulas presenciais em escolas e universidades.

Pernambuco

Em Pernambuco, as atividades não essenciais estão proibidas das 22h às 5h em todo o estado. Para 63 municípios do Agreste e Sertão pernambucano, o decreto do governador Paulo Câmara (PSB) é mais rígido. Nessas cidades, o toque de recolher vale das 20h às 5h durante semana e das 17h às 5h aos sábados e domingos. A restrição entrou em vigor neste sábado (27) e vale até 10 de março.

Piauí

O governo do Piauí determinou toque de recolher e proibiu todas as atividades não essenciais durante os finais de semanas. O decreto do governador Wellington Dias (PT) determina que o comércio pode funcionar até às 17h e os shoppings até às 21h. Já o toque de recolher, que vai das 23h às 5h, está em vigor desde quarta-feira (24) e vale até 4 de março.

Rio Grande do Norte

A governadora Fátima Bezerra (PT) anunciou um toque de recolher entre 22h e 5h. O decreto que entrou em vigor nesse sábado (27) também suspendeu aulas presenciais nas escolas e atividades religiosas. As medidas valem até 10 de março.

Rio Grande do Sul

O governo de Eduardo Leite (PSDB) determinou a suspensão das atividades entre 20h e 5h. Todo as cidades gaúchas regrediram para a bandeira preta, a mais restritiva. O atual decreto vale até terça-feira (2), mas o governo já analisa a prorrogação da medida.

Rondônia

O governo de Rondônia anunciou que vai manter por pelo menos mais 14 dias a restrição da circulação de pessoas. O decreto do governador Marcos Rocha (sem partido) foi prorrogado neste sábado (27) e é válido entre às 21h e 6h em espaços e vias públicas, além de atividades comerciais em todos o estado. Quem precisar sair de casa durante o toque de recolher, deve apresentar uma declaração com a justificativa da saída.

Santa Catarina

O governo catarinense determinou lockdown durante os finais de semana. A medida anunciada pelo governador Carlos Moisés (PSL) definiu o fechamento dos serviços não essenciais entre às 23h de sexta e 6h de segunda-feira. O decreto vale por dois finais de semana.

São Paulo

O governo paulista também anunciou uma restrição de circulação. A medida anunciada pelo governador João Doria vale das 23h às 5h. A restrição entrou em vigor nesta sexta-feira (26) e vale até 14 de março. As atividades já estavam restritas até às 20h ou 22h, dependendo da região do estado. Na prática, o governo endureceu as fiscalizações durante a madrugada.

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR