Ícone buscar Ícone abrir menu

jornalismo independente

Cultura

Literatura

“A Feira do Livro” no Pacaembu, em São Paulo: literatura ocupa o espaço público

Evento gratuito, inspirado nos modelos de feiras de rua de cidades como Porto Alegre, Lisboa e Madrid, começa nesta quarta-feira (8) e vai até 12 de junho.

por Myrian Clark - com informações da Agência Brasil em 08/06/22 08:32

A primeira edição de “A Feira do Livro” acontece na Praça Charles Miller, em frente ao Estádio do Pacaembu, em São Paulo, e terá Mia Couto, Djamila Ribeiro, Ailton Krenak e Drauzio Varella entre os convidados das mesas literárias. Com programação totalmente gratuita, o evento reúne 45 convidados nacionais e internacionais, 120 editoras, palestras e debates. A intenção dos organizadores é propor novas possibilidades de ocupar o espaço público e histórico de São Paulo. A inspiração veio dos modelos de feiras de rua comuns em cidades como Porto Alegre, Lisboa e Madrid. 

Editoras e livrarias vão mostrar seus lançamentos e acervos em tendas espalhadas pela área originalmente destinada ao estacionamento de carros do estádio.  As mesas e debates vão se dividir entre o palco da Praça, ao ar livre, e o Auditório Armando Nogueira, no Museu do Futebol.

A iniciativa é da Associação Quatro Cinco Um, instituição sem fins lucrativos voltada para a difusão do livro no Brasil, e da Maré Produções, empresa responsável pela produção e pela realização de importantes exposições de arte no país. Para os organizadores – o editor Paulo Werneck e o arquiteto Álvaro Razuk – o objetivo é valorizar a produção editorial brasileira, o espaço público, dando novas possibilidades de uso ao patrimônio histórico da cidade. 

Confira os destaques da programação

Quarta (8) às 15h – Abertura O público poderá conhecer as novidades do mercado brasileiro apresentadas por editoras e livrarias. A abertura oficial será no Palco da Praça, com o slam -uma batalha de poesias- do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, que lança um livro na feira pela editora Perspectiva a respeito de sua trajetória.  Os integrantes do Núcleo vão autografar livros depois da apresentação

Quarta (8) às 19h – Lilia Schwarcz e Mia Couto falam sobre os livros às 19h e também autografam suas obras na Tenda Dois Pontos. Na quinta-feira, a programação de debates começa às 10h, com Ailton Krenak e Yussef Campos e vai até o encerramento, às 21h. 

Quinta (9) ao meio dia – Participação de um dos organizadores da feira no Almoço do My News. 

Domingo (11) às 11h, a convite de escritoras de ficção, a feira quer reunir o maior número possível de mulheres com livros publicados para fazer uma foto de escritoras em uma escadaria da praça. A escadaria foi batizada de “Patrícia Galvào”. A fotógrafa será a paulistana Mariana Vieira. 

Veja a programação completa aqui.

Programação de autores

As mesas literárias serão realizadas em dois espaços distintos. Na programação foram reunidos autores populares e queridos pelo público, como Djamila Ribeiro, Carla Madeira, Drauzio Varella, Ailton Krenak e Jeferson Tenório. A escritora angolana Yara Nakahanda Monteiro, o francês Bill François, a espanhola María Dueñas e o moçambicano Mia Couto são os convidados internacionais. Temas como urbanismo, direitos humanos, ciência, relações amorosas, política e história estão na pauta de quase cinquenta debates programados.

15 mil metros quadrados de literatura e ciência ao ar livre.

A área originalmente destinada aos carros na frente do Estádio do Pacaembu estará fechada para o trânsito e vai abrigar as tendas onde as editoras e livrarias irão expor seus lançamentos. São 15 mil metros quadrados com espaços para oficinas sobre a cultura do livro, contação de histórias, encadernação manual e outras atividades. Na marquise do estádio, 25 expositores mostrarão sua produção em bancadas. A Associação Vaga-Lume, especializada na formação de mediadores de leitura e na criação de bibliotecas na Amazônia, vai realizar oficinas e mediações de leitura. 

Outro núcleo da programação são as mesas de ciência e divulgação científica, realizadas com apoio do Instituto Serrapilheira. A Feira do Livro também contará com autores de livros de ciência no Brasil, trazendo conhecimentos de áreas como biologia marinha, arqueologia, história da ciência, medicina e epidemiologia. 

Serviço:  

A Feira do Livro

Local: praça Charles Miller, em frente ao Estádio do Pacaembu 

Horário: quarta, das 15h às 21h; quinta a domingo, das 10h às 21h 

Palco da Praça: livre acesso 

Auditório Armando Nogueira: livre acesso, mas limitado à lotação do espaço 

Instagram: @afeiradolivro

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados.

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR