Escritor completaria 95 anos nesta semana, mas as comemorações do centenário já começaram.
por da Redação em 11/06/22 10:22
Ariano Suassuna nasceu no dia 16 de junho de 1927, portanto, completaria 95 nos nesta semana. Porém, um dos maiores escritores do Brasil merece a maior comemoração, ou, pelo menos, a mais longa. Foi dado início para as comemorações do centenário de Suassuna, que deve ser completado em 2027.
A homenagem está sendo organizada pela Fundação João Mangabeira (FJM). A cada ano, uma cidade histórica receberá essa comemoração, a primeira vai ser Paraty, no Rio de Janeiro. Durante quatro dias, de 16 a 19 de junho, a história e a vida de Suassuna serão celebradas por meio da música, do teatro, da gastronomia, do cinema e das artes plásticas. Veja aqui a programação completa.
Ariano Suassuna morreu em 2014, no Recife. Apesar de ter nascido na Paraíba, o escritor se considerava pernambucano e foi lá que se tornou advogado, poeta, romancista, ensaísta, dramaturgo e idealizador do Movimento Armorial, em 1970. Esse movimento foi criado para realizar uma arte brasileira erudita a partir das raízes populares. O folclore nordestino sempre esteve presente na obra de Ariano. Mais do que um movimento, o armorial buscava ser um preceito estético, que partia das ideias de que é preciso criar a partir de elementos realmente originais da cultura popular do país, como os folhetos de cordel, os cantadores, as festas populares, entre outros aspectos.
Uma de suas principais obras é a peça “O Auto da Compadecida”, escrita em 1955. O texto foi adaptado para a televisão e para o cinema.
Em 1989, Suassuna foi eleito para a cadeira n.º 32 da Academia Brasileira de Letras. Em 1993, foi eleito para a cadeira n.º 18 da Academia Pernambucana de Letras e em 2000, ocupou a cadeira n.º 35 da Academia Paraibana de Letras.
LEIA TAMBÉM: Erasmo Carlos completa 81 anos com novos projetos
No Recife, as comemorações são para lembrar os 95 anos do escritor. Entre elas, uma exposição que reúne livros, documentos e obras de arte relacionadas a Ariano Suassuna na Universidade Católica de Pernambuco até o dia 19 de agosto.
Comentários ( 0 )
ComentarEntre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR