Coronavírus já circulava na China antes de Wuhan, diz OMS pandemia
  • du
  • 9 de fevereiro de 2021
  • 0 comentários
  • Cultura

Coronavírus já circulava na China antes de Wuhan, diz OMS


Uma missão com pesquisadores da Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou que o coronavírus já estava em circulação pela China antes de Wuhan. Um mercado de frutos do mar da cidade é o primeiro local conhecido de infecções com o vírus.

O chefe da equipe de investigação da OMS, Ben Embarek, declarou que foi registrada a presença do vírus Sars-Cov-2 em outros mercados e em pessoas sem qualquer relação com Wuhan. O primeiro caso em Wuhan foi registrado no dia 12 de dezembro de 2019, mas estudos mostraram que casos foram comprovados no dia 8 de dezembro em outras localidades da China. Portanto, o mercado de Wuhan não foi o epicentro da pandemia.

Wuhan

Peng Zhiyong, chefe do departamento de medicina intensiva do Hospital Zhongnan, em Wuhan, China.
Peng Zhiyong, chefe do departamento de medicina intensiva do Hospital Zhongnan, em Wuhan, China. Foto: Governo da China (Domínio Público).

Os pesquisadores também declararam que não há evidências de circulação do vírus antes de dezembro de 2019, quando houve o registro dos primeiros casos de covid-19 no mundo.

A equipe da OMS chegou à China no dia 14 de janeiro. O grupo ficou duas semanas em quarentena e, depois, visitaram e estudaram locais como o próprio mercado de Wuhan e o Instituto de Virologia da cidade que estuda a pandemia.

O chefe da equipe rechaçou a hipótese de que o vírus foi criado em laboratório e teria vazado. Embarek disse que a possibilidade é “extremamente improvável”, já que o vírus Sars-Cov-2 não estava sendo estudado na cidade.

Investigação

A equipe da OMS afirmou que investiga três hipóteses para a origem da pandemia:

  • Transmissão direta entre espécies: em que algum animal teria transmitido o vírus para humanos
  • Introdução por hospedeiro intermediário: depois de transmitido de um animal, o vírus teria se adaptado e sofrido mutações. Com as mudanças, passou a circular e infectou humanos
  • Contaminação no transporte e armazenamento de alimentos congelados

Esta foi a primeira declaração da equipe da OMS que investiga a origem do coronavírus. Um dos integrantes do grupo disse que provavelmente levará anos para entender completamente as origens do Sars-CoV-2.

Relacionados