Número expressivo é puxado pela Índia, que, em meio a uma nova onda, enfrenta um colapso nos sistemas de saúde nacional
por Vitor Hugo Gonçalves em 23/04/21 15:52
Com 899 mil novos casos em um único dia, o mundo registrou um novo recorde de infectados pela covid-19. Segundo levantamento do projeto ‘Our World in Data‘ (publicação digital desenvolvida pela Universidade de Oxford), foram aferidos 899 mil novos casos ao redor do globo nas últimas 24 horas, período referente à quinta-feira (22) – a alta é consequência, principalmente, da segunda onda que atinge a Índia.
O número superou o recorde de 889 mil infectados verificados na quarta-feira (21) e os 880 mil registrados em 7 de janeiro, mês no qual os Estados Unidos passavam pelo pior momento da crise sanitária.
Com cerca de 1,37 bilhões de habitantes, a Índia confirmou 332 mil casos, fato que torna o país responsável por 37% de todos os infectados, em escala mundial, nas últimas 24 horas. A nação sul-asiática também superou, pelo segundo dia consecutivo, a máxima universal de casos, que até então pertencia aos EUA, além de registrar o seu maior número de mortes desde o início da pandemia (2.263).
Com a falta de leitos e a carência de remédios e tanques de oxigênio nos hospitais, o sistema de saúde indiano entrou em colapso. Na capital Nova Délhi, foi necessário implementar uma estratégia de cremações em massa para dar conta do número de mortes.
Em comunicados oficiais à população, o governo do país atribui a segunda onda ao desprezo popular pela adoção de procedimentos preventivos, como o uso de máscaras, cuidados higiênicos e o distanciamento social – em Ahmedabad, por exemplo, indianos aguardavam em ambulâncias e até em carros particulares por vagas em um centro ambulatório; em Nashik, mais de 20 pacientes morreram em um hospital após interrupções no fornecimento de oxigênio na quarta-feira (21).
Já especialistas apontam como causas também, para além das condições citadas, uma nova variante encontrada na região e a falha do próprio governo, que comemorou a “fase final” da pandemia em março e se recusa a adotar um lockdown nacional.
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR