Ícone buscar Ícone abrir menu

jornalismo independente

Cultura

ATLAS DA VIOLÊNCIA

Negros e indígenas são os que mais morrem por homicídios no Brasil

A população negra tem mais que o dobro de chance de ser assassinada no Brasil. Negros são 77% das vítimas de homicídios no país

por Hermínio Bernardo em 31/08/21 21:39

Dados divulgados pelo Atlas da Violência 2021 mostram que indígenas e negros são as maiores vítimas de homicídios no Brasil. A taxa de assassinatos em geral caiu de 27,2 para 21,7 por 100 mil habitantes entre 2009 e 2019. Apesar da queda geral, a taxa de mortes violentas de indígenas aumentou 21,6%, passando de 15 para 18,3 por 100 mil indígenas.

Cena representando violência. Foto: Maxim Hopman / Unsplash
Nos últimos 11 anos 2.074 indígenas foram assassinados. População negra representa 77% das vítimas de homicídios/Foto: Maxim Hopman/Unsplash

É a primeira vez que o Atlas reúne dados da violência contra a população indígena. O Atlas da Violência é elaborado a partir de uma parceria entre o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Instituto Jones dos Santos Neves. O estudo usa dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) e do Sistema de Informação de Agravos de Notificação, do Sistema Único de Saúde (SUS), do Ministério da Saúde.

David Marques, coordenador de projetos do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, destacou que o Atlas chama atenção para a violência na sociedade brasileira.

“Questões como expansão fundiária, conflitos agrários, mineração ilegal, pressão de garimpeiros são combustível para o surgimento e a evolução de conflitos que podem levar à violência letal. Isso é importante no contexto de populações que são diminutas. Nos últimos 11 anos, tivemos 2.074 homicídios de indígenas. Contudo, a gente tem povos indígenas com menos de cem integrantes. Não precisa mais que isso para ter uma situação de extinção”, explica David Marques.

Em relação à população negra, a chance de uma pessoa negra ser assassinada no Brasil é mais que o dobro de uma pessoa não negra. A taxa de homicídios a cada 100 mil habitantes negros é de 29,2. Já entre não negros – amarelos, brancos e indígenas – é de 11,2. A pesquisa mostra que os negros representaram 77% das vítimas de assassinato no país.

David Marques afirmou que o cenário de desigualdade racial não tem mudado, já que o número de negros mortos subiu 1,6% nos últimos 11 anos, enquanto os assassinatos de não negros tiveram redução de 33%.

Veja o Jornal do MyNews, de segunda a sexta, no Canal MyNews. Apresentação de Myrian Clark e Hermínio Bernardo

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR