Ícone buscar Ícone abrir menu

jornalismo independente

Cultura

CORONAVIRUS

Pará decreta lockdown em parte do Estado

Medida foi anunciada pelo governador Helder Barbalho após a confirmação de dois casos da nova variante brasileira do coronavirus

por Hermínio Bernardo em 30/01/21 20:45

O governador do Pará, Helder Barbalho, anunciou um lockdown para duas regiões do Estado. Baixo Amazonas e Calha Norte entram para a bandeira pretaa partir desta segunda-feira (1º). 

Em uma transmissão feita pelas redes sociais, o governador disse estar preocupado com o aumento da procura por leitos clínicos e de UTI na região do Baixo Amazonas, além da gravidade da variante brasileira do virus.

“O aumento na procura por leitos clínicos e de UTI para pacientes de Covid nos trazem severas preocupações da capacidade do nosso sistema de atender a todos. Isto é necessário para salvar a vida da nossa população, para evitar a proliferação do vírus, e consequentemente, problemas graves que possam levar a óbito muitos paraenses”, declarou Helder Barbalho.

Variante brasileira

A variante chamada de P.1 foi identificada primeiramente em Manaus. Especialistas afirmam que a nova cepa tem potencial para infectar pessoas que já tiveram a Covid-19, mas ainda aguardam estudos conclusivos.

Pacientes de Manaus são transferidos para Brasília em aviões da FAB
Pacientes de Manaus são transferidos para Brasília em aviões da FAB.
(Foto: Divulgação/FAB)

Além do Pará, São Paulo também já confirmou três casos da nova variante. Outros cinco Estados investigam casos suspeitos: Santa Catarina, Paraná, Ceará, Acre e Mato Grosso do Sul.

A Organização Mundial da Saúde informou que a variante brasileira já se espalhou para oito países. O boletim epidemiológico da OMS afirma que a transmissão acelerada no Brasil levanta preocupações. O documento, no entanto, afirma que mais estudos são necessários para avaliar as novas variantes.

A Organização não informou quais são os países, mas Itália, Estados Unidos, Alemanha e Japão já confirmaram a presença da variante brasileira. A OMS também citou preocupação com as variantes do Reino Unido e da África do Sul.

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados.

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR