EDUCAÇÃO

Prazo de inscrição para o Sisu é prorrogado pelo MEC

Decisão foi publicada na noite desta sexta (9) e gerou críticas nas redes sociais
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O Ministério da Educação (MEC) anunciou a prorrogação do prazo de inscrição para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o dia 14 de abril, às 23h59. A informação foi publicada na conta de Twitter do MEC na noite desta sexta-feira (9).

O prazo inicial era dia 9 de abril. A data de divulgação dos resultados também foi transferida da próxima terça (13) para a sexta (16). Para participar do Sisu, será exigido do candidato que ele tenha feito a edição de 2020 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que teve o resultado divulgado no dia 29 de março. É necessário, além disso, ter obtido nota superior a zero na prova de redação e não ter participado do Enem na condição de treineiro.

Motivos da prorrogação

Na nota oficial divulgada pelo MEC não consta o motivo da decisão da prorrogação do prazo. No entanto, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, também utilizou sua conta no Twitter para afirmar que o adiamento do prazo foi sensível “à demanda dos estudantes”:

De acordo com o portal G1, este é o segundo ano que candidatos reclamam de um sistema introduzido pelo MEC que infla temporariamente as notas de corte e foi chamado de “dupla classificação” ou “nota fantasma”.

Nesta sexta, deputados federais entraram com pedidos de prorrogação para aumentar as chances de mais candidatos. Os deputados federais Bohn Gass (PT-RS) e Paulo Teixeira (PT-SP) pediram ao Ministério Público Federal (MPF) no Distrito Federal a suspensão da chamada “dupla classificação” no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Já a deputada Tabata Amaral solicitou à Defensoria Pública da União (DPU) que ingressasse com ação para tentar prorrogar o prazo de inscrições para o Sisu.

Prazo de inscrição para o Sisu é prorrogado melo MEC. Foto: Agência Brasil
Prazo de inscrição para o Sisu é prorrogado melo MEC. Foto: Agência Brasil

Memes

Imediatamente depois do anúncio da prorrogação do prazo do Sisu, os memes nas redes sociais começaram a se espalhar. A hashtag #NaoProrrogaSisu subiu rapidamente para os trendig topics. A maioria dos memes são de estudantes preocupados com o aumento do ponto de corte provocado pelo maior número de pessoas disputando as vagas oferecidas.

O que é o Sisu?

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é o sistema informatizado do Ministério da Educação, no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Os candidatos com melhor classificação são selecionados, de acordo com suas notas no exame.

Inscrição

Para se inscrever, o candidato deve utilizar o mesmo login cadastrado no portal de serviços do governo federal, da mesma forma que fez para acessar o resultado do Enem 2020. O candidato deve se preparar com antecedência para não ter problemas no ato da inscrição do Sisu, quando é exigida a senha do cadastro no portal de serviços. Quem precisar recuperar esses dados já deve providenciá-los.

De acordo com o MEC, as inscrições para primeiro processo seletivo do Sisu de 2021 ultrapassou, na quinta-feira (8), a marca de 2 milhões de inscrições. A tabela com as novas datas ficou assim:

• Encerramento das inscrições: quarta (14);
• Resultados: sexta (16);
• Prazo para participar da lista de espera: de 16 a 23 de abril;
• Matrículas da chamada regular: de 19 a 23 de abril;
• Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições a partir de: 27 de abril.

Inscreva-se na newsletter
Relacionadas
Literatura
Mitologia presente nas mais diversas culturas, o roubo do fogo é elemento central na nova obra de Mussa, publicado em 17 países
Direitos Humanos
Organização faz parte de grupo 61 entidades que enviaram carta à OCDE apontando políticas “incompatíveis” do Brasil
Faixa de Gaza
Região é palco de intensos embates, que já ocasionaram dezenas de mortes e deixaram centenas de feridos
Chacina do Jacarezinho
Palco de um conflito social estruturado desde os tempos da escravidão, a favela do Jacarezinho vive hoje, talvez, seu pior momento
Pandemia
Durante Audiência Pública no Senado, líderes estaduais pedem celeridade na aquisição de vacinas contra o coronavírus
8 mortes confirmadas
Mais de 20 pessoas ficaram feridas e foram hospitalizadas. Suspeito de 19 anos foi detido pela polícia e uma arma foi apreendida

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.