Em 2021 os fundos de previdência perderam pra inflação. Veja o desempenho dos principais fundos disponíveis no mercado.
Em 21/01/22 12:42
por Mara Luquet
Jornalista, fundadora e CEO do canal MyNews, considerado pelo Google referência mundial em jornalismo no YouTube. Foi colunista de finanças pessoais da TV Globo e CBN, editora do Valor Econômico e criadora do caderno Folhainvest, da Folha de S.Paulo.
Desempenho da Previdência: 2021 foi um ano difícil para os planos de previdência. A queda na Bolsa (o Ibovespa amargou uma perda acumulada de 11,92%) teve um impacto forte na carteira dos fundos. Além disso, o ganho acumulado com juros no ano (CDI teve uma alta de 4,41% no período) foi insuficiente para cobrir perdas até mesmo da inflação (IPCA, o índice oficial de inflação foi de 10,06%). Ou seja, juro real negativo.
Veja nesta tabela que mesmo fundos de previdência com ganhos nominais perderam para a inflação. Observe que quanto maior a fatia de renda variável, pior a performance da carteira. Na tabela, os fundos estão divididos em grupos de 15%, 30% e 49% da carteira em ações.
LEIA TAMBÉM: Previdência complementar também é assunto para servidores públicos
A tabela inclui os principais fundos do mercado. Para uma melhor análise você poderá comparar a rentabilidade de 2021 com a acumulada nos últimos três anos. Observe também a volatilidade (oscilação) da carteira. Quanto maior a volatilidade maior a exposição ao risco.
Comentários ( 0 )
ComentarEntre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR