colunista Mara Luquet
CEO e fundadora do MyNews
CONFIANÇA

O que te faz confiar em alguém?

Em quem confiar e por que confiar? Já parou para pensar sobre isto?
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Em quem confiar e por que confiar? Já parou para pensar sobre isto? Confiança, fidúcia, é a chave para decisões que impactam desde a vida pessoal até a economia em todos os níveis.

Por exemplo, fazer planos com alguém que se ama implica confiança para comprar, vender, investir. “Confiança é a segurança baseada em nossas esperanças”, segundo o dicionário de sinônimos de Antenor Nascentes. Então, a esperança no futuro com o ser amado está baseada na confiança mútua.

O tema confiança em economia movimentou minha timeline no Twitter na semana passada. “Há anos ou décadas não percebemos que, no mundo atual, a confiança virou um fator de produção”, tuitou o senador Cristovam Buarque. Flávio Reis respondeu: “Confiança é a base do tecido social! Sua ausência deixa o tecido esgarçado, frágil, susceptível às rupturas”.

No entanto, no (des)governo de Bolsonaro, falta confiança até mesmo entre os seus apoiadores. Por isso, ainda que tenha 51% de aprovação entre os empresários, o presidente não consegue fazê-los investir no País.

Creio que nem mesmo o alto endividamento público interno, de per si, seria capaz de afastar de tal forma os investidores. O problema é, sim, falta de confiança. Confiança na gestão pública federal que não consegue lidar com os desafios brasileiros.

Por outro lado, há muitas oportunidades associadas a governos estaduais que estão sendo aproveitadas por investidores atentos. São projetos de infraestrutura, de tecnologia e assim por diante. Para mostrar tudo isto, criamos a série “Olhar para o Futuro”, aqui mesmo, no site do Mynews.
Seria bom o que Governo Federal se inspirasse nos exemplos que serão mostrados.

Relacionadas
Crise
Como Sergio Moro poderia aconselhar seu ex-colega de ministério
MyNews Investe
Para além dos investimentos, a vivência no mercado financeiro ensina como se portar perante os tempos de crise e de euforia. A chave para o sucesso, no entanto, é uma só: informação de qualidade
Este é o maior dano que os políticos estão causando à economia do País: tirar a perspectiva de jovens brasileiros
caso ghosn
Executivo foi preso por sonegação. Ghosn fugiu da prisão domiciliar no Japão e vive no Líbano desde dezembro de 2019
3 ANOS
O que era um sonho se tornou realidade e completou, nesta semana, três anos com carinha de 30, como diz a nossa campanha de aniversário
Coluna – Mara Luquet
Movimento pró-impeachment de Jair Bolsonaro ocorre em um espectro social difuso, sem poder efetivo de influência econômica ou política
Inscreva-se na newsletter

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.