Para entender melhor esses fenômenos, é importante conhecer suas principais causas e saber o que tem sido feito para controlá-las
por Afonso Bonifiaco em 01/08/23 11:54
Foto: Canva
Nosso planeta tem passado por muitas mudanças climáticas, especialmente nos últimos 150 anos, período em que a temperatura da Terra vem aumentando de maneira acentuada. Um relatório da Organização Meteorológica Mundial (OMM) lançado em abril deste ano indica que a média global aumentou cerca de 1,15ºC em relação ao padrão registrado na segunda metade do século XIX. Para entender melhor esses fenômenos, é importante conhecer suas principais causas e saber o que tem sido feito para controlá-las.
Combustíveis fósseis como o carvão, o gás natural e o petróleo, utilizados para a geração de energia, estão entre uma das causas mais importantes para as mudanças climáticas. Em entrevista cedida à Revista EXAME em 2021, Henrique Pereira, diretor de consultoria da WayCarbon (referência em soluções voltadas à sustentabilidade), afirmou que os combustíveis fósseis são os principais agentes do aquecimento global. Conforme um estudo divulgado no blog da ExpressVPN (o qual apresenta estatísticas da Silicon Valley Power, da Califórnia), nós consumimos energia constantemente, desde o momento em que acordamos até a nossa última atividade antes de irmos para a cama. Tarefas corriqueiras como trabalhar em um computador, dirigir um carro ou viajar de avião consomem alguma forma de energia e, por serem realizadas diariamente por grande parte da população mundial, elevam enormemente a demanda.
Ainda segundo o relatório lançado em abril deste ano pela OMM, outra causa que está entre as principais para as mudanças climáticas é a poluição do ar, do solo e dos recursos hídricos. O lançamento descontrolado de produtos químicos e outras substâncias na atmosfera, principalmente pelas indústrias, bem como o descarte inadequado de resíduos nos lixões das grandes cidades e o vazamento de esgoto não tratado nos rios e mares causam alterações físicas e químicas nesses ambientes. Como todos eles estão interligados formando um grande ecossistema, essa poluição acaba por provocar um desequilíbrio ecológico que afeta o clima.
O desmatamento florestal, isto é, a retirada da cobertura vegetal do planeta, é outro fator que contribui muito para as mudanças climáticas. Esse processo de derrubada de árvores é prejudicial porque reduz a capacidade das florestas de absorver o dióxido de carbono, limitando o poder que a natureza possui de manter as emissões fora da atmosfera. Além disso, as árvores, ao serem cortadas, liberam o carbono que estava armazenado nelas, contribuindo para o aumento da poluição que, ao longo do tempo, provoca mudanças climáticas.
Contudo, as alterações observadas no clima da Terra não são provocadas exclusivamente pelo ser humano. Nosso planeta passa por essas mudanças há milênios, uma vez que elas também são causadas por processos naturais, tais como:
As causas naturais e as antrópicas (causadas pelo homem), atuando em conjunto ao longo dos anos, são responsáveis pelas mudanças pelas quais nosso planeta vem passando. Não apenas a temperatura, mas também os ventos, a evaporação e a precipitação são afetados pela combinação de todos esses fatores.
Felizmente muita coisa tem sido feita para frear essa onda antes que ela se transforme num efeito cascata e saia completamente do controle. Tratados internacionais como o Acordo de Paris, além da utilização de energias renováveis, a diminuição das emissões de metano e o plantio de mais árvores contribuem para reduzir as mudanças climáticas. E, com a crescente conscientização dos governos e populações a respeito da situação, a tendência é um engajamento maior de todos para que tenhamos um planeta cada vez mais saudável.
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR