Após declaração de Bolsonaro, investidores  ficam de olho nas ações da Petrobras

Após declaração de Bolsonaro, investidores ficam de olho nas ações da Petrobras


Quinta-feira movimentada para a Petrobras e seus investidores. Começou com o reflexo da aprovação pela Câmara dos Deputados, ainda na quarta-feira à noite, do texto principal do projeto que fixa o ICMS incidente sobre os combustíveis. Teve também o ministro Paulo Guedes falando nos Estados Unidos que poderia vender ações da petrolífera e usar o ganho para custear programas sociais. E, na manhã desta quinta (14), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que “tem vontade de privatizar a Petrobras”.

Conselheiros deixam cargos após troca na presidência da Petrobras
Declarações de Bolsonaro a uma rádio de Pernambuco de que deseja privatizar a Petrobras deixou os investidores interessados nos papeis da empresa/Foto: Amanda Ravelli (Núcleo Editorial – Flickr).

Bastou aparecer o nome “privatização” no noticiário para os investidores se animarem e os papéis da companhia subirem. As ações blue chips (as mais negociadas) da Petrobras registram ganhos. Pelo menos até a hora do almoço. As preferenciais estavam com alta acima de 1%. As ordinárias também apresentavam elevação, um pouco mais modesta, de 0,49%. À tarde, no entanto, após a digestão, os preços caíram um pouco.

variação petrobras bolsa
Veja a variação das ações da Petrobras nesta quinta (14) na Bolsa de Valores/Imagem: Canal MyNews

A animação matinal dos investidores veio na cola da declaração de Bolsonaro de ter a intenção de privatizar a Petrobras. Um desejo verbalizado durante uma entrevista à Rádio Novas de Paz, de Pernambuco, ligada à Igreja Assembleia de Deus. Bolsonaro disse que “ia ver” com a equipe econômica o que poderia ser feito. Milagre é que não vai ser. Para os investidores ficarem de olho, em outubro, as ações ordinárias da Petrobras já subiram pouco mais de 7%. As preferenciais, quase 10%.

Cenário para o petróleo é positivo e mudanças no ICMS podem ser boas para a Petrobras

Filipe Villegas, analista da Genial Investimentos, destaca que as ações estão mesmo com preços atrativos e os fundamentos da companhia seguem positivos. Ele também reforça que o cenário para o petróleo ainda é positivo e um avanço na questão do ICMS poderia ser bom para a Petrobras. Mas Villegas lembra que, como estamos falando de uma estatal, por ela não atender aos requisitos de governança e sempre haver a possibilidade de intervenção política, ele não possui recomendação.

Veja os boletins do MyNews Investe, no Canal MyNews, e acompanhe o programa de segunda a sexta, a partir das 18h, com apresentação de Thais Skodowski

Relacionados