Ícone buscar Ícone abrir menu

jornalismo independente

MyNews Investe

Pandemia faz 8 em cada 10 brasileiros buscarem crédito, mostra pesquisa da Serasa

Serasa mostra que 79% dos brasileiros recorreram a uma fonte de crédito. Classes CDE tiveram maior dificuldade de acessar recursos

por Juliana Causin em 28/07/21 19:49

A crise gerada pela pandemia de covid-19 fez com que 79% dos brasileiros recorressem a alguma fonte de crédito para solucionar um problema financeiro. O resultado foi divulgado em pesquisa da Serasa em parceria com Opinion Box.

O levantamento mostra que o principal meio procurado pelos brasileiros foi o cartão de crédito (62%), principalmente para compras de itens gerais, como alimentos e produtos de higiene pessoal. Junto com o cartão, o cheque especial (12%) aparece como a segunda opção de recursos buscados para as compras em geral. Os empréstimos – consignado, pessoal e com pessoas próximas – foram utilizados mais para o pagamento de dívidas.

O levantamento mostrou ainda que 37% dos brasileiros tiveram crédito recusado durante a crise. A dificuldade maior para acesso a crédito aconteceu entre as classes CDE. Entre aqueles que ganham até 5 salários mínimos, 55% dizem que enfrentaram barreiras para ter acesso a recursos financeiros. No caso das classes AB, o percentual cai para 41%.

“A renda familiar de uma forma geral diminuiu. Se a renda diminui, a consequência disso é que diminui a capacidade de pagamento desse consumidor”, explica a gerente da Serasa, Amanda Rapouzo, em entrevista ao MyNews Investe. Amanda avalia que o cenário de incerteza gerado pela pandemia foi o principal motivador das barreiras de crédito pelas instituições financeiras.

“O mercado financeiro tem dúvida se o consumidor vai conseguir arcar com aquela pendência ou não. A tendência do mercado é se retrair, é restringir as suas políticas de crédito, especialmente no começo da pandemia”, diz ela.

Cartão de crédito é saída para fechar as contas do mês

Sobre a procura intensa por cartão de crédito, ela explica que o recurso acabou sendo a saída daqueles que não conseguiriam fechar as contas no mês. “É um fato que os juros do rotativo do cartão são os mais caros que a gente tem hoje. É muito caro. Mas obviamente a expectativa é que o consumidor não precise cair no rotativo do cartão”, afirma. “Vira uma bola de neve muito perigosa [cair no rotativo]”, completa.

Mara Luquet e Juliana Causin apresentaram o MyNews Investe desta quarta-feira (27). Assista ao programa na íntegra no Canal MyNews

A pesquisa mostra que depois da negativa ao crédito, 37% buscaram alternativas em bancos digitais, enquanto 28% desistiram de procurar. Outros  27% pegaram dinheiro emprestado com amigos. A negativa aconteceu principalmente entre as classes CDE: 41% tiveram crédito negado, enquanto entre as classes classes AB, o percentual foi de 18%.

De maneira geral, o motivo maior relatado para a negativa do crédito foi a baixa renda (40%). Outros 35% alegaram não ter acesso a recursos financeiros por estarem inadimplentes. Segundo a pesquisa, a busca por crédito deve continuar na retomada pós-pandemia: 62% ainda pretendem buscar alguma fonte de recurso.


últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR