Para presidente do Instituto Locomotiva, primeiro empecilho é 'o presente', uma vez que a grande maioria dos brasileiros vive em algum grau de vulnerabilidade social
por Sofia Pilagallo em 05/12/24 09:00
Democratização de planos de seguro e previdência social impõe desafios | Foto: Pixabay
Uma pesquisa da Fenaprevi, encomendada ao Instituto Datafolha e apresentada no último dia 28 de novembro, mostrou que pessoas de todas as classes sociais têm procurado por seguros e planos de previdência social no Brasil. Entre os respondentes, metade dos que tinham plano de previdência eram das classes C, D e E. Apesar disso, a democratização desses produtos impõe desafios.
Para o empresário Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva, que conversou com o MyNews, o primeiro desafio é “o presente”, uma vez que a grande maioria dos brasileiros vive em algum estágio de vulnerabilidade social. Nesse contexto, um gasto mensal com previdência pode ser encarado como uma despesa que pesa no bolso.
Ainda segundo a pesquisa da Fenaprevi, 45% dos entrevistados consideraram “reduzir as despesas para sobrar renda” como principal empecilho para se planejarem financeiramente. Outros 42% mencionaram ter dificuldades para gerar receita suficiente para poupar.
Leia mais: Envelhecer com qualidade de vida é privilégio da elite, diz Alexandre Kalache
“O segundo desafio é trazer o futuro para o presente”, afirmou Meirelles. “Isso significa incorporar ganhos imediatos a esses planos de previdência. Desta forma, o brasileiro não fica com uma sensação de que está perdendo dinheiro, mas sim que está apostando em um futuro melhor.”
O estudo da Fenaprevi mostrou também o comportamento dos brasileiros em relação aos gastos com itens considerados supérfluos. Entre os participantes, 46% afirmaram não ter despesas supérfluas e, por isso, não teriam da onde cortar gastos.
Apesar disso, quando perguntados diretamente, um quarto (25%) disseram que costumam participar de jogos de azar ou fazer apostas online. Deste grupo, 10% consideraram esse tipo de gasto mais importante do que contratar um seguro de vida.
Comentários ( 0 )
ComentarEntre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR