Qual o melhor investimento? Esta é a dúvida campeã da nossa audiência e não tem uma única resposta, mas há algumas pistas que ajudam o investidor a encontrar a melhor carteira para o seu perfil
Em 27/06/22 17:48
por Mara Luquet
Jornalista, fundadora e CEO do canal MyNews, considerado pelo Google referência mundial em jornalismo no YouTube. Foi colunista de finanças pessoais da TV Globo e CBN, editora do Valor Econômico e criadora do caderno Folhainvest, da Folha de S.Paulo.
Curso vai mostrar quais as alíqotas de IR nos planos de previdência. Foto: Marcos Santos/USP Imagens
São muitas perguntas que chegam com a mesma dúvida: onde investir um dinheiro que tenho guardado?
Primeira observação importante: como jornalista econômica eu simplesmente não posso fazer recomendação de investimentos. Aliás, desconfie de todo aquele que fizer sem ter as credenciais para tanto, ou seja, ser certificado.
Feita a ressalva, vamos falar sobre princípios básicos de investimentos que devem ser comuns a qualquer investidor:
1- Dinheiro de curto prazo tem que ficar em aplicações conservadoras como fundos DI ou papéis do Tesouro de curto prazo, o Tesouro Selic. Não importa se a expectativa para a Bolsa é de alta no próximo ano. O dinheiro que você precisará resgatar no prazo de menos de um ano não pode correr riscos. Aliás, o ideal é que você deixe longe de mercados de risco o dinheiro que você tem data para resgatar.
2- Os fundos PGBL e VGBL são indicados para aplicações de médio e longo prazo, ou seja, acima de três ou quatro anos. Além disso, preste atenção ao seu perfil fiscal. O maior atrativo deste investimento são os ganhos fiscais, a economia que você faz com Imposto de Renda.
3- Só entre na Bolsa depois de conhecer os conceitos desse mercado. Há muita informação disponível hoje. Visite o site da B3 e, principalmente, o da CVM que é o xerife do mercado de capitais.
4- Quem nunca investiu na Bolsa deve começar aos poucos. Invista uma quantia pequena e depois vá aumentando conforme for se sentido mais confortável com esse mercado.
5- Quanto mais idade você tiver, menor deve ser a sua parcela de investimento na Bolsa.
6- Todo investidor deve ter uma carteira diversificada e isso vale inclusive para imóveis. Carteiras concentradas em imóveis exibem um risco muito alto.
7- Dinheiro para a aposentadoria tem que, necessariamente, buscar ganhos reais, ou seja acima da inflação. Títulos do Tesouro IPCA+ são muito recomendados justamente porque protegem da inflação. Outra recomendação para aplicações de médio e longo prazo é contemplar uma parcela em ações, pois é um dinheiro de longo prazo e o mercado de ações é muito indicado para esse perfil de investimento.
8- Nunca faça aplicações em mercados que você não conhece os riscos.
9- Nunca assuma riscos para os quais não está preparado.
10- Nunca aplique o seu dinheiro em “dicas”. Fuja dos modismos e de gente que diz que você ficará milionário em pouco tempo.
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR