Em muitos municípios este é um risco real. Quem explica é o economista Raul Velloso, o maior especialista em contas públicas do País, que diz que é preciso que o governo encare o problema previdenciário sob pena de não conseguir pagar pensionistas
por por Mara Luquet em 18/06/24 17:35
O pagamento da sua aposentadoria corre risco? Em muitos municípios este já é um risco real, diz o economista Raul Velloso, um dos maiores especialistas em contas públicas. A previdência é um problema tanto nos Regimes Próprios como no Regime Geral que está cobrando um preço alto da sociedade brasileira. Ela se apropria de recursos para investimentos e para políticas públicas e num país que envelhece a passos largos este é um problema que vai cair no colo de toda a sociedade, não apenas os mais novos ou mais velhos.
Veja, por exemplo, o que ocorreu nas últimas décadas (observe a tabela). As despesas com previdência que consumiam 19% do orçamento em 1987, saltaram para mais de 50% em 2021. Já os gastos com saúde tiveram uma modesta alta de 8% para 10%. No video acima a entrevista completa de Raul Velloso. Ele explica que já há situações em grandes municípios brasileiros que o pagamento da sua aposentadoria corre risco.
A saúde pública precisará de cada vez mais atenção do governo, principalmente na área de cuidados paliativos cuja demanda tende a crescer com o envelhecimento da população. Não espere que o setor privado vá atender esta demanda, pois atualmente o que se observa é que é necessário recorrer à Justiça para conseguir que os planos de saúde paguem esses atendimentos.
Veja mais informações sobre custos de saúde e previdência no canal MyNews Vida e Previdência
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR