No ato organizado por Nikolas em Brasília, muita chuva e raio, que deixou 30 feridos ! Foto: Apolos Batista/Ascom/Zucco
Levantamento feito por estudo da USP chegou a esse número; lideranças bolsonaristas falam em 100 mil pessoas; Nikolas sai fortalecido do ato
O ato que encerrou em Brasília a caminhada liderada pelo deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) levou 18 mil pessoas à Praça do Cruzeiro, próximo do Quartel-General, de onde partiram os manifestantes bolsonaristas que vandalizaram as sedes dos três Poderes em 8 de janeiro de 2023.
O levantamento foi feito pela Monitor do Debate Político, da USP, em parceria com a ONG More in Common, que recorre a método de medição por trecho do espaço e também de imagens aéreas. Lideranças bolsonaristas falavam em cerca de 100 mil pessoas presentes.
Desse episódio, sai fortalecida a imagem do deputado mineiro, que, durante a semana que liderou a caminhada, foi assediado por diversos parlamentares desse grupo político, inclusive por Carlos Bolsonaro. Na chegada a Brasília, ele foi carregado nos ombros de apoiadores e liderou os apoiadores em seu redor com palavras de ordem, como “Acorda Brasil”.
Na capital federal, a chuva era intensa e muitos raios caíam na região. Dezenas de pessoas foram atingidas e 30 foram levadas ao hospital. Oito pessoas apresentaram queimaduras e um quadro mais delicado.