Um avião de pequeno porte explodiu e caiu na orla da Praia do Cruzeiro, em Ubatuba, São Paulo, na manhã desta quinta-feira (9), após sair da pista de um aeroporto que margeia o local durante uma manobra de pouso.
Leia mais: Brasil ‘não é terra sem lei’, diz AGU sobre mudanças nas regras da Meta
Informações iniciais da Prefeitura de Ubatuba apontam que as cinco pessoas que estavam abordo da aeronave foram socorridas com vida. Entretanto, o piloto, que foi retirado das ferragens e atendido imediatamente, não resistiu aos ferimentos. Ele é a única vítima fatal confirmada até o momento.
Os passageiros, dois adultos e duas crianças, foram identificados e socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Três pessoas que estavam em uma pista de skate próxima à praia também foram atingidas e socorridas no local. Ainda não há informações sobre o estado de saúde das vítimas.
Leia mais: O PIX no olho do furacão: quem arrisca ser o algoz?
De acordo com a Rede Voa, administradora do aeroporto, o avião saiu do Aeroporto Municipal de Mineiros, localizado em Goiânia, Goiás, e tentou pousar em Ubatuba, mas as condições meteorológicas eram ruins.
Segundo o sistema de consulta da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a aeronave, modelo 525, fabricada em 2008 pela Cessna Aircraft, com capacidade para 7 passageiros, estava registrada na categoria de serviço aéreo privado. No entanto, o veículo não tinha autorização para táxi aéreo, apesar de sua situação de aeronavegabilidade estar classificada como “normal”.