Fraude consiste em enganar compradores ao se passar por empresas de entrega ou explorar vulnerabilidades no processo de envio; veja como se proteger
por Redação MyNews em 28/10/24 15:50
Época Black Friday é oportuna para a aplicação de golpes cibernéticos | Foto: Pixabay
Só um grupo gosta mais da Black Friday que os consumidores: os golpistas. Com o aumento das compras online, esses criminosos ganham inúmeras oportunidades de praticar suas fraudes e roubar dados e dinheiro das vítimas. Entre as tendências atuais mais preocupantes no Brasil estão os golpes de entrega, em que os fraudadores enganam os compradores ao se passar por empresas de entrega ou explorar vulnerabilidades no processo de envio.
Para ajudar os usuários a se protegerem contra esses esquemas, explicamos a seguir como os golpes funcionam e por que adotar medidas de segurança como mudar o IP, pode ser uma estratégia eficaz.
Leia mais: Brasil avançou apenas 20% em produtividade
Aproveitando-se do frenesi da Black Friday e da ansiedade dos consumidores em receber suas compras, os cibercriminosos enviam notificações falsas que parecem vir de entregadores legítimos. Essas notificações podem chegar por e-mail, SMS ou até mesmo por aplicativos de mensagens, normalmente alegando que há um problema com a entrega de um pacote. Em geral, eles afirmam que houve uma tentativa de entrega malsucedida ou então que há taxas de envio adicionais a serem pagas.
Essas mensagens muitas vezes contêm um link para um site fraudulento projetado para se parecer com uma página oficial. Uma vez no site falso, as vítimas são solicitadas a fornecer informações pessoais ou detalhes de pagamento para “resolver” o suposto problema. Isso pode levar ao roubo da sua identidade ou transações financeiras não autorizadas. Em alguns casos, clicar nesses links também pode resultar na instalação de malware no dispositivo da vítima, potencialmente dando ao golpista acesso remoto a informações confidenciais.
Outra tática comum envolve o envio de números de rastreamento falsos que parecem ser de empresas de logística bem conhecidas. Quando os usuários clicam no link de rastreamento, eles são redirecionados para um site de phishing onde são levados a “verificar” suas informações. O problema é que, durante a suposta verificação, os usuários acabam revelando dados sensíveis, como credenciais de plataformas de comércio eletrônico, detalhes de cartão de crédito ou até mesmo acesso a contas de redes sociais. Todos esses dados podem ser explorados para outros golpes ou vendidos na dark web.
Embora possa parecer uma informação de menor importância, o endereço IP é central para estratégias criminosas como o golpe de entrega. Isso porque o IP revela sua localização geográfica, que os cibercriminosos podem usar para fazer seus golpes parecerem mais personalizados e confiáveis. Por exemplo, se um endereço IP indica que um usuário está localizado em São Paulo, o golpista pode incluir detalhes específicos do local na mensagem para fazê-la parecer mais genuína.
Além disso, os endereços IP também podem ser usados para rastrear o comportamento online de um usuário, como quais sites ele visita e quando. Esses dados podem ser aproveitados para tentativas de phishing melhor direcionadas ou até mesmo para orquestrar ataques do tipo man-in-the-middle, onde os criminosos cibernéticos interceptam as comunicações entre o usuário e uma loja online.
Para minimizar o risco de ser vítima de golpes de entrega nesta Black Friday, os consumidores devem:
Como observado, basta tomar precauções simples, como verificar fontes de mensagens suspeitas, usar uma VPN para alterar seu IP e manter os programas atualizados para poder reduzir a probabilidade de ser vítima de um golpe de entrega.
Então, ao procurar pechinchas nesta Black Friday, é bom ter em mente que um pouco de cautela pode significar mais segurança – e muito menos dores de cabeça.
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR