Na mira de Alexandre de Moraes, ex-presidente alega ter recebido dos Estados Unidos chance de ir à posse do Donald
por Leonardo Cardoso em 14/01/25 13:42
Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fala com jornalistas, na sede da Polícia Federal em Brasília | Foto: Valter Campanato / Agência Brasil - 18.10.2023
A defesa do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro comunicou ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a existência de um documento que comprova o convite para a posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos.
Bolsonaro, aliás, que segue sendo investigado pelo STF, pediu na semana passada autorização para estar presente no evento nos Estados Unidos. Além disso, solicitou a devolução de seu passaporte, atualmente retido pela Justiça.
Leia mais: Flávio Dino exige transparência em emendas para universidades
A posse de Donald Trump está marcada para o dia 20 de janeiro, na próxima segunda-feira. No entanto, Moraes afirmou que um e-mail não pode ser considerado um convite formal, destacando que o endereço utilizado, “[email protected]”, não apresenta menção clara à programação oficial.
“Está evidenciado que o Comitê Trump Vance Inaugural Committee, Inc., designado pelo Sr. Donald J. Trump para organizar a próxima posse presidencial dos EUA, utilizou o domínio ‘t47inaugural.com’. Conclui-se, portanto, que o e-mail [email protected] é o correio eletrônico oficial e o meio de comunicação formal da equipe cerimonial. A autenticidade do e-mail é confirmada pela correspondência do domínio ‘t47inaugural.com’ no endereço eletrônico e no site. A expressão ‘T47’ refere-se ao ‘Mandato 47’ daquele país”, argumentou a defesa de Bolsonaro em documento enviado a Alexandre de Moraes.
Apesar das controvérsias, Bolsonaro classificou a posse de Trump como um “importante evento histórico” e agradeceu ao filho, Eduardo Bolsonaro, pelo “excelente trabalho” na relação com a família Trump. Ele destacou que os laços entre as duas famílias são um ponto de aproximação diplomática entre Brasil e Estados Unidos.
Comentários ( 0 )
ComentarEntre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR