Deputado federal André Fernandes (PL) obteve 49,62% dos votos válidos; diferença entre os dois candidatos foi de pouco mais de 10 mil votos
por Camilla Lucena e Sofia Pilagallo em 27/10/24 18:25
Deputado estadual Evandro Leitão é eleito prefeito de Fortaleza no segundo turno das Eleições 2024 | Foto: Junior Pio/Alece
O deputado estadual Evandro Leitão (PT) foi eleito prefeito de Fortaleza com 50,38% dos votos na eleição deste domingo (27), a mais acirrada do segundo turno em todo o país. Seu adversário, o deputado federal André Fernandes (PL), obteve 49,62% dos votos válidos. A diferença entre os dois candidatos foi de pouco mais de 10 mil votos.
Após a vitória, Leitão, o único prefeito do PT eleito em uma capital em 2024, afirmou que “o bem venceu o ódio” e que a população da capital cearense deu uma resposta na urna “às pessoas arrogantes e prepotentes”. Ele chegou ao comitê central de sua campanha carregado por apoiadores.
Leia mais: Ricardo Nunes é reeleito prefeito em SP com ampla vantagem em relação a Guilherme Boulos
Assim que as urnas foram abertas, pouco depois das 17h, Fernandes saiu na frente. Às 17h09, no entanto, Leitão virou pela primeira vez e assumiu a liderança, com 50,26% dos votos. Ao longo da apuração, a eleição em Fortaleza teve ao menos três viradas, tendo sido apertada até o fim.
A campanha em Fortaleza ficou marcada por escândalos. Entre os mais marcantes, estão um vídeo que mostrava Fernandes menosprezando feminicídios, a ameaça de um vereador bolsonarista a Leitão e a acusação de uso de inteligência artificial para produção de conteúdos falsos. Levada a âmbito nacional, ficou marcada também a ataques ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Leia mais: Sem provas, Tarcísio diz que PCC orientou voto em Boulos; psolista afirma que irá à Justiça
Ao longo da campanha, Lula foi duas vezes a Fortaleza para apoiar Leitão. O prefeito eleito contou também com o apoio do ex-governador do Ceará Camilo Santana (2014 a 2022), considerado o nome mais forte da política local; o atual governador Elmano de Freitas (PT) e o senador Cid Gomes (PSB).
Bolsonaro não foi a Fortaleza no segundo turno, mas chegou a visitar a cidade no primeiro turno, onde participou de uma carreata. Durante a eleição, Fernandes buscou se descolar da imagem do ex-presidente, cujo nome não apareceu na propaganda eleitoral e na maioria das participações do candidato do PL em debates.
Comentários ( 0 )
ComentarEntre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR