Defesa de assessor demitido rebate PSOL: “Alegação falsa” DIREITO DE RESPOSTA

Defesa de assessor demitido rebate PSOL: “Alegação falsa”


Os advogados do economista David Deccache rebateram neste sábado, 15, alegações de uma nota assinada por parte da bancada federal do PSOL afirmando que ele foi demitido devido a ataques públicos a parlamentares e à presidente do partido, Paula Coradi. Leia a íntegra da nota da defesa do economista no fim desta reportagem.

Deccache era assessor do PSOL na Câmara dos Deputados e teve o desligamento decidido por maioria, em uma votação feita pelos parlamentares na quarta-feira (5). A defesa do economista afirma que, em nenhum momento, ele proferiu ataques ou ofensas – públicas ou privadas – contra parlamentares, colegas de partido ou dirigentes.

Leia mais: “Exclusivo: Secretário de Segurança do RJ detalha nova forma de o tráfico ganhar dinheiro”

“A alegação de que David chamou parlamentares e a presidente do PSOL de ‘oportunistas’, ‘covardes’ e ‘mentirosos’ é falsa e causa grave dano à sua reputação. É lamentável que essa afirmação parta de um grupo que integra um partido historicamente defensor dos direitos dos trabalhadores”, dizem os advogados.

Os defensores Christiano Mourão e Gabriella Ventura pedem uma retratação pública pelas “falsas alegações que prejudicam a reputação de David”. Caso isso não aconteça, eles afirmam que adotarão todas as medidas legais cabíveis para “reparar os danos à sua honra e trajetória profissional”.

Assista a entrevista de David Deccache a Mara Luquet:

Nota da defesa de David Deccache

“Os advogados de David Deccache vêm a público esclarecer pontos da nota publicada em 07/02/2025, intitulada “NOTA DOS DEPUTADOS DO PSOL DE TODAS AS LUTAS”, enviada pelo grupo a veículos de imprensa.

A nota divulgada pelo grupo “PSOL de todas as lutas” e assinada pelos deputados Guilherme Boulos, Erika Hilton, Luciene Cavalcante, Ivan Valente, Henrique Vieira, Talíria Petrone, Tarcísio Motta e Célia Xakriabá afirma que David Deccache foi demitido por promover ataques públicos a parlamentares e à presidente do PSOL. Essa alegação é falsa.

David Deccache atuou como assessor econômico da bancada de deputados do PSOL desde 2017. Ao longo de oito anos, desempenhou suas funções com zelo e comprometimento, colaborando com diferentes líderes da bancada, inclusive aqueles de correntes políticas internas opostas à dele dentro do partido.

Em nenhum momento David proferiu ataques ou ofensas – públicas ou privadas – contra parlamentares, colegas de partido ou dirigentes. As críticas formuladas por ele sempre estiveram dentro dos limites da liberdade de expressão e do direito à crítica, sem jamais recorrer a ataques pessoais ou desqualificações.

Na condição de cidadão com direitos e garantias assegurados pela Constituição Federal, David se manifestou politicamente conforme sua consciência, expressando críticas respeitosas exclusivamente em relação a ações e posicionamentos políticos, jamais a indivíduos.

A alegação de que David chamou parlamentares e a presidente do PSOL de “oportunistas”, “covardes” e “mentirosos” é falsa e causa grave dano à sua reputação. É lamentável que essa afirmação parta de um grupo que integra um partido historicamente defensor dos direitos dos trabalhadores.

Reiteramos que David não teve oportunidade de se manifestar no processo que culminou em sua demissão, fato publicamente confirmado pelo deputado federal Glauber Braga, em live gravada em 08/02/2025. Além disso, é falsa a alegação de que foi constituída uma comissão de conciliação pelo conjunto da bancada de deputados para tratar do tema relacionado ao assessor.

O que ocorreu foi uma conversa informal com dois parlamentares, sem o conhecimento de diversos membros da bancada. Importa destacar, ainda, que nessa conversa não foram apresentadas as acusações contidas na nota assinada pelos oito deputados, impossibilitando, assim, qualquer exercício do contraditório e da ampla defesa por parte de David.

Por fim, repudiamos a fala do deputado Guilherme Boulos durante live no canal Meteoro, gravada em 14/02/2025. A alegação de que David Deccache fez ataques públicos contra ele, Erika Hilton e Henrique Vieira é falsa e inadmissível.

Diante disso, destacamos que, caso não haja retratação pública pelas falsas alegações que prejudicam a reputação de David, adotaremos todas as medidas legais cabíveis para reparar os danos à sua honra e trajetória profissional.

Rio de Janeiro, 15 de fevereiro de 2025.”

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Compartilhar:

Relacionados