Pela nova linha de financiamento, o desembolso poderá ocorrer até 180 dias antes da exportação; medida visa beneficiar especialmente setor de defesa e empresas de pequeno e médio porte
Desde a última quinta-feira (11), empresas exportadoras podem solicitar financiamentos na modalidade pré-embarque, no âmbito do Programa de Financiamento às Exportações (Proex). A autorização para o início dos desembolsos foi dada pelo Comitê Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex).
Em abril, a Camex aprovou a ampliação do Proex para incluir o financiamento antes do embarque das mercadorias, com a regulamentação finalizada pelo Tesouro Nacional e pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) em junho. Até então, o Proex oferecia crédito apenas na fase pós-embarque, após a comprovação do envio das mercadorias ou faturamento dos serviços.
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) destacou que a ampliação do Proex visa beneficiar especialmente o setor de defesa e empresas de pequeno e médio porte, que enfrentam dificuldades para acessar financiamentos oferecidos por bancos privados. Com a nova modalidade, o desembolso poderá ocorrer até 180 dias antes da exportação e será necessário comprovar a operação em até 15 dias da data prevista no cronograma aprovado.
Fonte: Brasil 61
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR