Maduro é proclamado presidente da Venezuela antes da divulgação das atas FRAUDE?

Maduro é proclamado presidente da Venezuela antes da divulgação das atas


O presidente da Venezuela Nicolás Maduro foi proclamado presidente da Venezuela na tarde desta segunda-feira (29). Na madrugada, o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) confirmou a reeleição de Maduro, apesar de as atas ainda não terem sido divulgadas.

Em discurso no ato de proclamação, Maduro disse que “desta vez a Constituição será respeitada” e que “não haverá fraqueza” contra adversários que estavam “tentando dar um golpe de Estado” no país. Com a reeleição, o presidente será reconduzido ao cargo para um terceiro mandato e ficará no poder até 2031.

A oposição acusa o CNE de ocultar as atas da eleição que comprovariam a vitória de Edmundo González, principal adversário de Maduro. González acusa o órgão de não ter disponibilizado todas as quase 30.000 atas que, segundo a lei venezuelana, deveriam ser produzidas nas seções eleitorais. As atas são documentos que registram o comparecimento dos eleitores às urnas, no domingo (28), e a contagem total de votos em cada centro de votação.

O CNE alegou que a demora para tornar públicos todos os documentos podem ser explicados por uma “agressão ao sistema de transmissão de dados”, mas que todas as atas seriam publicadas “nas próximas horas”. De acordo com o Conselho, Maduro teria vencido a eleição com 51,2% dos votos, contra 44,2% de González.

Leia mais:

Assista abaixo a cobertura ao vivo das eleições na Venezuela no último domingo (28):

*Sob supervisão de Sofia Pilagallo

Relacionados