Pesquisa Datafolha mostra brasileiros divididos sobre prisão do ex-presidente e sanções dos EUA contra o país
Pesquisa Datafolha divulgada na sexta-feira (1º) indica que 55% dos brasileiros aprova as medidas cautelares impostas contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), como uso de tornozeleira eletrônica e proibição de usar as redes sociais.
Os mesmos 55% também consideram que Bolsonaro poderia tentar sair do país antes de ser julgado no STF pela ação penal da tentativa de golpe. A pesquisa ouviu 2.004 pessoas, a partir dos 16 anos, em 130 cidades, entre os dias 29 e 30 de julho e a margem de erro é de 2 ponto percentuais.
Leia mais: “Trump diz que Lula pode falar com ele ‘quando quiser'”
Sobre as medidas restritivas impostas a Bolsonaro:
Sobre a intenção de Bolsonaro de deixar o país:
O Datafolha também questionou os entrevistados se o ex-presidente deveria ir para a prisão pela tentativa de golpe em 2022. Houve empate técnico entre os que acham que Bolsonaro deveria estar livre (46%) e os que responderam que ele deveria ser preso (48%). Outros 6% não souberam opinar. No entanto, 51% acreditam que o ex-presidente não será condenado.
Além de Bolsonaro, o Datafolha questionou os brasileiros em relação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e às sanções aplicadas pelos Estados Unidos (EUA) contra o Brasil e o ministro Alexandre de Moraes. Lula segue com um índice de reprovação estável comparado ao mês anterior, com 40% dos entrevistados classificando a atuação do governo como “ruim” ou “péssima”.
A porcentagem dos que acham o governo “bom” ou “ótimo” aumentou em 1 ponto percentual (eram 28%, agora são 29%). Também houve aumento entre os que consideram a gestão “regular” de 29% para 31%. Apenas 1% dos entrevistados não responderam.
Quanto às recentes medidas adotadas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, 89% dos brasileiros afirmaram que a nova tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros, que deve entrar em vigor na próxima quarta-feira 6, vai prejudicar a economia brasileira.
A maioria, 57%, também acredita que Trump errou ao pedir o fim do julgamento de Bolsonaro. Sobre a revogação do visto americano de Moraes, 47% aprovam, contra 42% de reprovação.