Motta se afasta de bolsonaristas, acena para Lula e prioriza combate à adultização Hugo Motta no dia de sua eleição como presidente da Câmara, em fevereiro deste ano | Foto: Evandro Éboli/Canal MyNews

Motta se afasta de bolsonaristas, acena para Lula e prioriza combate à adultização

Para sair das cordas e do desgaste causado pelos arrivistas do PL, presidente da Câmara atua em frentes diversas, que inclui até emendas

Acuado desde que os arrivistas do PL tomaram de assalto a Mesa dos trabalhos da Câmara e dificultaram o acesso à sua cadeira, Hugo Motta traçou uma estratégia para sair das cordas: se aproximou de Lula, deu uma escanteada nos bolsonaristas e encampou uma causa que tem adesão da sociedade.

No lançamento ontem do Brasil Soberano, no Palácio do Planalto, o presidente da Câmara foi acolhido pelo presidente da República, de quem recebeu elogios. Motta já anunciou que as medidas do governo de combate ao tarifaço de Donald Trump serão prioridade na Casa.

Assim como será prioridade aprovar o projeto, do senador Alessandro Vieira (MDB-SE), de combate à exploração infantil nas redes sociais. Motta, que anunciou um grupo de trabalho para debater o tema, deu um passo atrás e já fala em aprovar semana que vem essa proposta, que caiu nas graças da opinião pública e se tornou, nos discursos, unanimidade no Congresso.

Um terceiro ato de Motta para reagir a má repercussão do episódio do “sequestro” da Câmara por parlamentares baderneiros foi declarar em alto e bom som, em entrevista à GloboNews nesta quinta, que “não vê clima para anistiar quem planejou matar pessoas”, algo que já tinha dito, mas reforçar nunca é demais.

Para dentro, para conquistar a banda parlamentar, Motta autorizou presidente das comissões a liberarem emendas, algo que pegou de surpresa até deputados beneficiados, ainda que não se saiba quem são exatamente.

Motta acredita ter achado o caminho para estar à altura do cargo que lhe foi conferido por grande parte da Câmara, entre os quais os que ocuparam sua cadeira e promoveram aquela balbúrdia sem tamanho.

Relacionados